Viva Verão impulsiona pequenos negócios e sustentabilidade em Peruíbe

Por Santa Portal em 07/02/2025 às 11:00

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Desta sexta-feira a domingo (7 a 9), acontecem os últimos três dias do Viva Verão – Espaço Empreendedor, evento realizado desde 17 de janeiro na Avenida Mário Covas Junior, nº 204, Parque Turístico, em Peruíbe. A iniciativa promove exposições, palestras e oficinas, destacando a diversidade cultural e o potencial econômico da região, com foco no desenvolvimento sustentável.

Com uma programação variada, o evento conta com a participação de empreendedores, artistas e especialistas de diversas áreas, proporcionando uma imersão no universo da inovação e da sustentabilidade. O público pode visitar estandes de gastronomia, moda, artesanato, cultura e empreendedorismo social, além de conhecer de perto os benefícios da famosa Lama Negra de Peruíbe, um dos principais atrativos naturais da cidade.

Desta forma, o Viva Verão – Espaço Empreendedor expande a troca de conhecimentos entre micro e pequenas empresas (MPEs), dando espaço à comunidade. A entrada é gratuita e aberta a todos que desejam explorar novas oportunidades de aprendizado e negócios. A realização é do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Memp), em parceria com a Prefeitura de Peruíbe.

Desenvolvimento sustentável

De acordo com o secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, as MPEs desempenham um papel crucial na economia global, representando mais de 98% dos negócios no Brasil e gerando 80% dos empregos formais no país. Nesse contexto, a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) torna-se fundamental, visando ao fortalecimento dos negócios e à construção de um futuro mais justo e equilibrado.

“Com a globalização e a consequente evolução do mercado, torna-se cada vez mais necessário que as micro e pequenas empresas integrem os preceitos dos ODS. Um dos grandes benefícios, com certeza, é o acesso a novos mercados, pois o consumidor está cada vez mais consciente do impacto ambiental e social das empresas que escolhe apoiar. As micro e pequenas empresas alinhadas aos ODS poderão conquistar a fidelidade dos clientes e acessar mercados que priorizam a responsabilidade socioambiental”, afirma o secretário.

Destaques

Entre os destaques da programação, estão a exposição e a comercialização de produtos locais, permitindo que os visitantes adquiram peças exclusivas de artesanato, degustem iguarias gastronômicas e conheçam marcas que promovem a sustentabilidade e valorizam a identidade regional.

Além disso, haverá palestras com especialistas, como o ex-jogador de futebol Diego Ribas, que abordará temas de liderança e motivação; o gerente de Negócios e Práticas ESG do Instituto Nova Maré, Nycolas Carvalho, e o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, que discutirão a importância da Agenda 2030 para micro e pequenas empresas; e o diretor de Fomento do MEMP, Marcelo Strama, que apresentará políticas públicas para o Microempreendedor Individual (MEI).

O evento também contará com atividades interativas, proporcionando novas experiências criativas e técnicas para geração de renda. Entre os destaques estão a Oficina de Pintura Africana, ministrada pelo artista nigeriano Augustine Kawoh (Austin), e a Oficina de Velas Aromáticas, com Thamara Mello.

Programação

Sexta-feira (7)

14h00 às 22h00 – Estande da Lama Negra.

14h00 às 22h00 – Exposições abertas.

Sábado (8)

10h00 às 22h00 – Estande da Lama Negra.

10h00 às 22h00 – Exposição e comercialização de produtos locais.

15h00 às 16h00 – Palestra: Motivação e Liderança, com Diego Ribas.

16h00 às 17h00 – Palestra: ODS nas Micro e Pequenas Empresas, com Fábio Tatsubô e Nycolas Carvalho.

17h00 às 18h00 – Palestra: Políticas para o MEI, com Marcelo Strama.

11h00 às 20h00 – Oficinas de Pintura Africana e Velas Aromáticas.

Domingo (9)

14h00 às 20h00 – Estande da Lama Negra.

14h00 às 20h00 – Exposições abertas.

15h00 às 18h00 – Oficinas de Pintura Africana e Velas Aromáticas.

20h00 – Encerramento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.