Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta em praia de Peruíbe

Por Santa Portal em 16/02/2022 às 15:10

Divulgação/Instituto Biopesca
Divulgação/Instituto Biopesca

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta) foi encontrada sem vida no último domingo (13), na praia das Ruínas, em Peruíbe. De acordo com a equipe do Instituto Biopesca, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, o acionamento foi feito por um popular por volta das 13h. Sendo assim, recolheram o animal e o levaram para a sede da organização.

A carcaça da tartaruga-cabeçuda, que já estava em avançado grau de decomposição, será analisada pela equipe da instituição. Entretanto, essa condição dificulta a investigação da causa da sua morte.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção. Além de escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto acontece desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar). Para mais informações, acesse o site.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.