Santa Portal é selecionado para projeto mundial do Google News Initiative
Por Laila Aguiar em 15/08/2022 às 11:57
O Santa Portal foi selecionado para participar do programa de uma consultoria mundial do Google News Initiative. A iniciativa acontece em parceria com a Raccom Monks e a Hypertext. O projeto selecionou 100 portais, dos 13.734 veículos de comunicação do Brasil.
O objetivo é divulgar práticas e ensinamentos no sentido de aumentar a audiência, engajamento, alcance e monetização dos sites. A seleção aconteceu em agosto e tem duração de dez meses.
Os ensinamentos são importantes para melhorar a classificação dos veículos de notícias. “O maior fluxo do tráfego de um portal de notícias vem das redes sociais e do Google. Então, se o portal está bem ranqueado, acaba saindo na frente dos outros e o Google vai tratar o conteúdo de forma privilegiada no sentido de seguir o que a empresa acredita”, afirma Lucas Krempel, editor-chefe do Santa Portal.
Na primeira fase acontecem auditorias técnicas, pesquisa, produção, estudo de caso e workshops específicos para cada assunto contemplado seja monetização, audiência ou experiência do usuário. Os encontros acontecem de forma semanal junto com os outros veículos.
Lucas afirma que a troca de informações é essencial e que o trabalho acontece como via de mão dupla, ou seja, de um lado se tem as trocas com os outros 99 portais, e de outro, acontecem as consultorias com as equipes do Google. “Tem veículos de todas as regiões do Brasil e a gente troca muitas informações, isso acaba sendo um trabalho de mão dupla”.
A fase tática e a fase operacional, que são a segunda parte do projeto, acontecem de novembro a março e têm como objetivo continuar as assessorias aos portais para ajudar a manter um melhor ranqueamento no Google. “É um trabalho muito sério que o Google desenvolve com esse objetivo de melhorar o que é feito pelos portais de noticias”, finaliza o editor-chefe.