Rio em Peruíbe recebe 3km de desassoreamento para melhora no escoamento da água
Por Santa Portal em 21/01/2025 às 11:00
O trabalho de desassoreamento de cerca de 3 km do Rio Preto, em Peruíbe, teve início no último sábado (18). Esse trabalho retira sedimentos, tais como argila, areia e materiais diversos de dentro do rio, o que melhora o fluxo no leito, contribuindo para absorver as chuvas – ou seja, a capacidade de o curso d’água receber o volume trazido pelos temporais. As recentes chuvas na cidade chegaram a deixar mais de 400 pessoas desabrigadas.
O SP Águas, que realiza o desassoreamento, realizou uma força-tarefa para agilizar os processos de começar a retirada de sedimentos em apenas quatro dias. As máquinas foram levadas para Peruíbe desmontadas, em caminhões que partiram de outras regiões do estado.
“Fizemos todo o levantamento do fundo do rio, a parte topográfica, e trouxemos os equipamentos necessários. O nosso principal objetivo é mitigar os impactos causados no entorno do rio por conta das fortes chuvas e seguir com o trabalho técnico que é essencial para mapear os locais mais importantes e que necessitem de ações”, disse o diretor da SP Águas, Nelson Lima, que esteve no local nesta segunda (20).
O Governo de São Paulo também encaminhou ajuda humanitária às famílias afetadas. Os desabrigados receberam materiais enviados pela Defesa Civil e pelo Fundo Social do Estado de SP. Ao todo, já foram destinadas mais de 30 toneladas em materiais. O governo também já homologou o decreto de situação de emergência publicado pelo município.