Réveillon: Confira programação das cidades para virada
Por Guilherme Esron em 31/12/2023 às 19:07
O ano de 2024 está chegando e as cidades da Baixada Santista prepararam diversas atrações para receber o novo ano. Com grandes queimas de fogos e muitos shows, o Réveillon promete ser inesquecível na região. Confira a programação das cidades;
Santos
A cidade de Santos receberá 2024 com um dos maiores shows pirotécnicos do País e prestará homenagem a uma artista que marcou a história da MPB. Um tributo a Rita Lee será apresentado em show no domingo (31), às 22h, da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMS) com Beto Lee e banda, e participação especial da cantora Paula Lima, no palco montado na Praia do Gonzaga, próximo ao Canal 2. A programação do Réveillon 2024 na Cidade manterá a tradição e promete um evento para ficar gravado na memória de santistas e turistas.
Serão 14 minutos de fogos multicoloridos que vão tomar conta dos céus da orla santista, resultando em um espetáculo de cores e luzes, que promete emocionar o público esperado de um milhão de pessoas. O show pirotécnico vai utilizar artefatos de baixo ruído, conhecidos como fogos de vista, que produzem efeito principal nas cores e brilhos, e emitem impacto sonoro secundário.
Quem passar o Réveillon na orla de Santos poderá apreciar tudo que há de mais moderno em pirotecnia, com a mesma tecnologia utilizada na Disney, Dubai e Pequim, e também nas viradas do Rio de Janeiro e Balneário Camboriú. Na festa santista, os fogos de artifício estarão distribuídos em 10 embarcações ao longo da orla, ancoradas a 400 metros da areia, garantindo tranquilidade e segurança ao público.
O show terá efeitos sincronizados, tonalidades e luminosidade inéditos, contando ainda com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos, carinhas felizes, além dos efeitos múltiplos que formarão desenhos conjugados de anéis e estrelas cadentes.
São Vicente
Em São Vicente, a queima de fogos de artifícios terá duração de 10 minutos. A expectativa da Prefeitura é que mais de 500 mil turistas passem o réveillon na cidade.
A festa contará com três balsas na Orla do Gonzaguinha e uma balsa na Lagoa do Quarentenário, na Área Continental. Vale destacar que o show pirotécnico é sem barulho, pensando no bem-estar de idosos, animais e pessoas com deficiências e transtornos.
Guarujá
No Guarujá, a queima de fogos na virada do ano poderá ser apreciada em cinco diferentes pontos da Cidade, incluindo Vicente de Carvalho, com baixo ruído sonoro. O ponto alto do show pirotécnico acontece na Praia de Pitangueiras, onde quatro balsas serão distribuídas no mar para levar ao público uma apresentação especial.
Os munícipes e turistas poderão acompanhar ainda as baterias de fogos no Mirante do Morro da Campina (Maluf), que divide as praias da Enseada e Pitangueiras. A apresentação pirotécnica, neste ponto, pode ser vista pelos públicos das duas praias. A queima de fogos acontece em outros três pontos tradicionais da Cidade: o píer da Praia do Perequê, a Praça 14 Bis, na Vila Alice (Vicente de Carvalho) e a Praça Mário Covas (Morrinhos).
Praia Grande
Na cidade de Praia Grande, a queima de fogos acontece em cinco balsas instaladas no mar, fazendo uma grande festa iluminada no céu, com 15 minutos de duração.
Moradores e turistas poderão acompanhar a queima de fogos na faixa de areia da praia. A posição das cinco balsas foi definida pela Capitania dos Portos, que verifica a tábua das marés, cabeamentos submersos e emissários submarinos para tal definição. A estrutura contará com rebocadores para garantir a segurança das embarcações.
Todas as dez arenas do “Estação Verão Praia” funcionam durante a virada do ano, com shows musicais gratuitos. As apresentações têm início às 21h, seguindo até a 1h, com pausa para a contagem regressiva para a queima de fogos e a chegada do ano novo.
As arenas estão localizadas nas praias do Forte (Arena Melhor Idade), Boqueirão (Multiuso), Guilhermina (Esportiva), Aviação (Radical), Ocian (Juventude), Mirim (Kids), Caiçara (localizada na Praça Nossa Senhora de Fátima), Real (Multiuso) e Solemar (multiuso).
Cubatão
Mesmo não tendo praias Cubatão aguarda um grande público nas comemorações de mais uma virada de ano marcada por alegria e confraternização, tudo isso regado a várias atrações artísticas e grande queima de fogos à ‘beira-mar’, com 15 minutos de duração, que vão marcar o Réveillon 2024 na Baixada Santista.
E o espetáculo vai começar mais cedo, pois a programação da Prefeitura prevê que, a partir das 19 horas, quem chegar à Av. Beira-Mar, próximo ao Píer do Casqueiro, já pode escolher seus lugares para curtir as diversas apresentações musicais.
Será preparada uma grande estrutura de som e iluminação na Noite da Virada. O palco estará montado próximo ao Píer e a programação musical tem DJ Mallik, Banda Kubo Mágico, Athrios Band, fechando com o Grupo Envolvência, que irá comandar a contagem regressiva para receber o ano novo. Haverá transmissão pelo YouTube oficial da Prefeitura.
O local contará com infraestrutura para a população, com segurança da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), além de banheiros químicos à disposição e equipes do Samu de plantão para atendimento a urgências e emergências. O comércio ambulante autorizado será disciplinado no entorno da Praça Independência.
Peruíbe
A cidade de Peruíbe contará com uma programação especial para a virada do ano. O show da virada fica por conta do cantor Thiago Garcia, a partir das 21h na Praia do Centro. Além disso, também acontece a tradicional queima de fogos.
Bertioga
O ano novo em Bertioga começa com muita música. As areias da Praia da Enseada, no Centro, serão palco para a banda FeelGood, que começa a agitar o público após as 23h do dia 31 de dezembro, fazendo a contagem regressiva e recebendo 2024 com muita alegria.
Com experiência musical, a FeelGood agrada a todas as idades. O show eclético conta com repertório diferenciado, interação e dança.
Para evitar os problemas causados pelos estampidos a pessoas autistas e com hipersensibilidade auditiva, além dos animais, a queima de fogos está suspensa.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá não promoverá a queima oficial de fogos na virada do ano. A decisão foi tomada em consideração às pessoas no espectro autista, que possuem hipersensibilidade auditiva, e aos pets, que podem sofrer convulsões em função dos estampidos produzidos pelos fogos de artifício.
Em anos anteriores, o município realizou o show pirotécnico com produtos de baixo estampido, mas, constatou que mesmo assim existe o impacto auditivo.
O show da virada será comandado pelo DJ Biro de Osasco, com esquenta do DJ Chuck, na noite de domingo (31), a partir das 10h. As apresentações serão realizadas com dois trios elétricos, na Praça de Eventos Dudu Samba.
Itanhaém
A cidade de Itanhaém será a única das nove cidades da Baixada Santista que não promoverá nenhuma atividade especial para receber o ano de 2024.