Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Peruíbe vai receber 'barreira' de 200 metros para conter avanço do mar

Por Santa Portal em 12/04/2025 às 13:00

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo irá construir uma proteção de 200 metros de extensão ao longo da estrada de Barra do Una, em Peruíbe, para conter o avanço do mar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

De acordo com o Governo de São Paulo, a primeira ação consiste na construção de uma barreira de enroncamento — o posicionamento de pedras de grandes dimensões, de até 3 metros de altura — para proteger os moradores e a estrada.

A erosão costeira é um fenômeno natural que ocorre nas áreas costeiro-marinhas, também afetando o litoral sul do estado de São Paulo. O avanço do mar provoca a perda de áreas de praia, impacta a vegetação de restinga e ameaça casas e edificações próximas.

Segundo pesquisadores, as causas da erosão costeira em Barra do Una tiveram como fator principal a migração da desembocadura do Rio Una do Prelado para o norte, lembrando que barras de rios são dinâmicas e estão em constante mudança. Além disso, a ocorrência de eventos climáticos extremos nos últimos anos tem intensificado o processo erosivo em um trecho da praia.

De acordo com o governo estadual, ainda são estudadas as melhores medidas para restaurar a condição natural de escoamento do Rio Una, que foi alterado pelas mudanças climáticas. A Prefeitura de Peruíbe alocou materiais rígidos para conter o avanço do mar e continuará com a manutenção da estrutura do local. A Defesa Civil fará o monitoramento constante da situação.

loading...