Peruíbe registra diversos pontos de alagamento e equipes trabalham para resgatar famílias ilhadas
Por Santa Portal em 09/01/2025 às 15:00
Diversos pontos de Peruíbe ainda estão alagados por causa do forte temporal que atingiu a Cidade nas últimas horas. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental estão retirando as famílias presas nas áreas alagadas no Município.
De acordo com a Prefeitura, os bairros com maiores volumes de resgate são: Jardim Ribamar, Jardim das Flores e Caraguava.
Segundo informações da Defesa Civil, o resgate envolve idosos, crianças, animais domésticos. Todos estão sendo retirados em segurança e encaminhados ao abrigo emergencial de Peruíbe.
Neste momento, cerca de 300 pessoas estão desabrigadas. Elas estão sendo assistidas em três abrigos diferentes: EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, EMEF Maria Amélia Ribas Campilongo e na EMEF Prof Fernando Nepomuceno Filho, onde recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento. Nos abrigos, as pessoas contam com local seguro e preparado para ficarem até a situação se normalizar. Lá terão alimentação, banho e local para dormir.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Peruíbe registrou 225 mm de chuva nas últimas 24 horas.
Peruíbe registra diversos pontos de alagamento e equipes trabalham para resgatar famílias ilhadas
— #Santaportal (@Santaportal1) January 9, 2025
?: Divulgação/Defesa Civil de SP pic.twitter.com/1DJzXaMFN9
Ajuda humanitária
A Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo estão reforçando a ajuda humanitária para o município de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, que enfrenta chuvas intensas desde a quarta-feira (8). Nesta quinta (9), será enviado um caminhão com 500 itens, entre eles água, roupas e kits de higiene pessoal.
O Fundo Social de São Paulo está em contato com as autoridades locais para avaliar novas demandas específicas do município para o envio de mais donativos.
Doações
As doações para os desabrigados devem ser feitas exclusivamente através do Fundo Social de Solidariedade, das 8h às 17h. No momento, as famílias necessitam de itens como roupas de cama e banho, fraldas, roupas de criança, ração para cachorro, kits de higiene pessoal e absorventes.
Estado de atenção
Até esta quinta, o litoral paulista e faixa leste continuam em estado de atenção para fortes chuvas, principalmente nas regiões da capital, Grande SP, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista e litoral norte. A partir de sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.