Peruíbe confirma febre amarela em macaco morto na região após exames

Por #Santaportal em 21/03/2018 às 17:58

PERUÍBE – O resultado do exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou que o macaco bugio entrado morto em Peruíbe, no último dia 6, estava com febre amarela. Agora, a região conta com quatro pacientes com suspeita da doença e até o momento outros dois macacos foram encontrados mortos no município.

Além da constatação nesta quarta-feira (21), foi mencionado também que os outros dois animais estavam em estado avançado de decomposição, impedindo a realização do teste para identificar o vírus.

O macaco que estava com febre amarela foi encontrado junto a outro, em uma área de mata no bairro Guaraú, região pertencente à Unidade de Conservação Estação Ecológica Juréia-Itatins.

De acordo com a Prefeitura de Peruíbe, a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) deverá realizar uma pesquisa entomológica nas imediações. As ações de vacinações serão intensificadas durante toda a semana.

Ainda segundo a Administração, cerca de 39.600 pessoas já foram imunizadas até a manhã desta quarta na cidade e em todos os postos de saúde possuem a vacina. A aplicação será feita até o término das doses.

Em razão dos casos confirmados, no próximo sábado (24), haverá um mutirão de vacinação nas unidades básicas Nova Itariri, Guaraú, Veneza e Vila Peruíbe (Bananal).

A Secretaria de Saúde de Peruíbe permanece recebendo a solicitação de agendamento do comércio local, igrejas e entidades para imunização no local, pelos telefones 3451-3044 e 3455-1817.

Na região
Em Peruíbe, quatro pessoas estão com suspeita de febre amarela. Um homem de 45 anos, que tomou a vacina no dia 5 de março, é um dos casos. Ele mora no bairro Guaraú, possui um imóvel na zona rural de Peruíbe e frequenta a região onde foram encontrados os macacos mortos. Ele foi internado e transferido para o Hospital Emílio Ribas, nesta terça-feira (20).

O segundo caso suspeito é de um homem de 40 anos, que mora no bairro Caraguava. Ele apresenta sintomas da doença, mas recebeu alta médica e deve retornar à UPA em três dias para uma nova análise.

Um homem de 50 anos e uma mulher de 42, ambos moradores do Jardim Icaraíba, foram internados na UPA de Peruíbe após apresentarem alguns sintomas. Eles não tomaram a vacina contra a febre amarela e aguardam o resultado dos exames.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.