Moradora é multada por buzinar em carreata contra Bolsonaro em Peruíbe

Por Marcela Ferreira em 16/07/2021 às 06:19

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Uma moradora de Peruíbe usou as redes sociais para manifestar sua indignação após receber uma multa de trânsito por ter buzinado durante uma carreata contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ocorrida no dia 29 de maio.

A publicitária Fernanda Calvi Anic, de 35 anos, relata que participava da carreata, e assim como outros veículos estava buzinando. Junto com o evento, acontecia também uma manifestação a pé.

“Em determinado momento, vimos a Polícia Militar parada em uma esquina. Hoje chegou a multa com essa justificativa ‘buzinar em carreata’”, conta.

Moradora é multada por buzinar em carreata contra Bolsonaro em Peruíbe
Arquivo pessoal

Ela conta que foi a primeira vez que viu uma infração do tipo. “Eu nunca tinha visto multarem um carro em carreata. Acabei dando um Google e encontrei algumas matérias de março que contam que isso vem acontecendo, nas carreatas Fora Bolsonaro”, diz.

A publicitária questiona se isso teria sido uma forma de repressão por estar se posicionando politicamente. “Fico pensando, se estivesse comemorando um título de Copa do Mundo seria multada? Certamente não. É censura, é político”, desabafa.

Na sua conta do Instagram, Fernanda publicou uma foto da multa, que descreve infração de trânsito de código 6491-0, ‘veículo em movimento, não abordado, uso da buzina em carreata’. Ela ainda continuou:

Recebi uma multa por participar da carreata #ForaBolsonaro. É um absurdo? Sim. Valeu a pena? Sim. Como diria Gil do Vigor, eu tô indignada!! Será que o pessoal que fez “motorreata” em favor dele foi multado? É proibido buzinar? Uma multa dessa faz algum sentido?

Muito perigoso o momento que estamos vivendo. Quem me conhece sabe que já fui em manifestação fora Covas (o avô, sou velha), fora Serra, contra a guerra do Iraque, contra privatizações e outras infinitas, nunca aconteceu nada parecido. É um sinal de alerta, é preciso estar atento e forte.”

Moradora é multada por buzinar em carreata contra Bolsonaro em Peruíbe
Arquivo pessoal

Resposta

Procurado pelo Santa Portal, o Detran-SP afirmou que esse tipo de infração é fiscalizado pelo órgão de trânsito da prefeitura municipal.

Em nota, a Prefeitura de Peruíbe disse que, de acordo com o secretário municipal de Defesa Social de Peruíbe, José Romeu Dutra, como esse tipo de autuação pode ter sido feita pela Polícia Militar, não se sabe qual o agente (PM ou Municipal) que multou a moradora, e não é possível identificar o caso para confirmar se realmente foi uma ação do município.

A Polícia Militar também foi procurada, mas não respondeu ao Santa Portal dentro do prazo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.