Mosca 'gigante' de 5 centímetros faz rara aparição no litoral de SP

Por Vanessa Ortiz em 21/02/2022 às 15:37

Uma mosca gigante e com cerca de 5 centímetros foi encontrada por um morador em Peruíbe e encaminhada para estudos em São Paulo. Em entrevista ao Santa Portal, o biólogo e pesquisador Edson Ventura informou que inseto é conhecido como mosca-da-madeira e é considerado um dos maiores da espécie no mundo. Ele não oferece risco nenhuma ao ser humano.

O encontro se deu na semana passada, em uma residência do bairro Guaraú, onde o pesquisador também reside. “Um morador achou e me chamou. Ele [inseto] estava no chão e já morrendo”, explica Ventura. Essa é uma espécie nativa, mas de rara aparição, de acordo com o biólogo, já que o indivíduo adulto vive por pouco tempo, apenas para se reproduzir.

Foto: Francisco Zorzenon / Instituto Biológico

“Ela nem se alimenta. Já a sua larva vive por mais tempo dentro dos troncos de árvores, se alimentando de madeira. Por isso tem esse nome”, afirma o pesquisador. Após o encontro, ele entrou em contato com o pesquisador científico e diretor técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbana, do Instituto Biológico de São Paulo, Francisco Zorzenon, que o auxiliou e passou as principais informações.

Ainda conforme Ventura, a mosca é silvestre e não traz nenhum risco ao ser humano, mas pode ser trazer danos à árvores cultivadas, pois suas larvas se alimentam de madeira. Após a coleta, o inseto foi encaminhado para o Instituto Biológico, onde Zorzenon fará a identificação correta da espécie e a catalogação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.