Maternidade Municipal de Peruíbe realiza o primeiro parto
Por #Santaportal em 16/11/2020 às 13:12
PERUÍBE – Na sexta-feira (13), a maternidade municipal de Peruíbe recebeu Eloá Mickaelly Rodrigues dos Santos, a primeira pessoa a chegar pelo hospital.
Às 18h30, Vanessa Raiane Pereira Lopes Rodrigues e Aldinei Camargo Rodrigues dos Santos, se tornaram pais. Para comemorar a ocasião, as enfermeiras do local fizeram uma arte denominada de ?Árvore da vida?, que consiste em uma pintura feita com o carimbo da placenta da mãe.
A nova maternidade
Com cerca de 1.800 m² e 120 profissionais, a maternidade foi reaberta na última quinta-feira (12). Com o objetivo de realizar 1.300 partos por ano, parte do custeio anual será realizado pelo Governo Federal.
A unidade conta com 19 salas, sendo: consultório médico, classificação de risco, duas salas de pré parto, parto e pós-parto (PPP), sala de exames de imagem (uso e cardiotocografia), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), sala de medicação, sala de coleta de exames, sete quartos de alojamento conjunto somando 15 leitos, duas salas cirúrgicas, uma sala de Repouso Pós-Anestésico (RPA) e Central de Material e Esterilização (CME).
Antes, o local também abrigava o hospital municipal, que hoje está sendo construído em outro local.
Para a secretária de Saúde, Mariana Trazzi, a maternidade tem a missão de prestar com excelência à assistência ao parto das gestantes e valorizar o parto humanizado.
?Uma etapa importante para o aumento da autonomia e do poder de decisão das mulheres, aumentando assim o vínculo do binômio mãe e filho e impactando positivamente na saúde física e emocional dos nossos cidadãos nesta e nas gerações futuras?, finaliza.