Inscrições a programa de inclusão produtiva e transferência de renda em Peruíbe terminam hoje
Por Santa Portal em 04/06/2021 às 06:49
O prazo para as inscrições do Prospera Família terminam nesta sexta-feira (04). O programa visa à inclusão produtiva, estimulando a geração de renda por meio do acesso ao trabalho, empreendedorismo e oportunidades de ofício, tudo atrelado a um plano de futuro que combina aspirações pessoais, profissionais, sociais e financeiras. A ação é uma iniciativa entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, onde Peruíbe está entre os municípios contemplados, com 360 vagas
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Danielle Lourenço Mamede explica que o programa tem uma abordagem inovadora combinando quatro eixos em uma jornada estratégica própria. “Os responsáveis das famílias participantes são continuamente acompanhados por um tutor em encontros e atividades de estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao longo de uma trajetória de capacitação.”
“É uma iniciativa pioneira de inclusão produtiva no Estado, que proporciona autonomia e sustentabilidade financeira aos chefes de famílias monoparentais em situação de extrema pobreza” destaca a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.
O Prospera Família estimula a geração de renda, com base em análise de vocações econômicas e oportunidades de atuação regionalizados, sendo ofertadas oportunidades de capacitação compatíveis com os Projetos de Vida dos beneficiários. Os parceiros institucionais da Secretaria apoiarão a oferta de cursos, possibilitando a formação para ofício e para empreendedorismo, promovendo a inclusão produtiva no emprego formal e com investimento no próprio negócio.
Esta é a primeira edição do programa, lançado em março/2021, pelo governador João Doria, que atenderá 12.500 famílias de 23 municípios das regiões com maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social, e que, além de um incentivo financeiro para apoio ao consumo mensal, estimula à bancarização e poupança com a transferência de renda conforme a participação nas atividades, podendo chegar ao valor de até R﹩ 2.000,00 para cada família. O Governo do Estado está investindo mais de R﹩61 milhões neste programa.
“O foco do prefeito Luiz Mauricio tem sido no desenvolvimento social e econômico de Peruíbe. Cuidando da nossa gente, combatendo as desigualdades e gerando oportunidades.”, acrescenta a secretária.
Para quem?
• Chefes de famílias monoparentais (com apenas um dos pais ou responsáveis presentes), com pelo menos um filho de 0 a 6 anos
• Cadastradas no CadÚnico, preferencialmente já atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância
• Renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa
Como se inscrever?
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br
(Foto: Divulgação)