Veja quais cidades da Baixada liberam o uso de máscara em locais fechados
Por Santa Portal em 18/03/2022 às 11:04
O governador João Doria anunciou, nesta quinta-feira (17), que o uso de máscara não é mais obrigatório em locais fechados, com exceção do transporte público e seus locais de acesso, e também, nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. Com isso, algumas cidades da Baixada Santista adotaram o plano do Governo do Estado.
Em resumo, com exceção de Cubatão, que aguarda a deliberação do Comitê Municipal de Combate à Covid, e as cidades de São Vicente e Mongaguá, que não responderam até o momento desta publicação, as demais cidades da Baixada Santista liberaram o uso de máscara em locais fechados.
Santos
Santos decidiu acabar, nesta quinta-feira (17), com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, seguindo a decisão do governo estadual.
Decreto publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18) modificará parcialmente (somente no que se refere a estabelecimentos médicos e hospitalares e transporte público), o Decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, que dispõe sobre o uso da máscara.
A mudança ocorre no dia em que Santos registrou o menor índice de residentes internados em leitos de UTI covid-19 desde que iniciou o acompanhamento da doença em conjunto com a rede privada: são quatro pacientes internados que moram no Município e que estão nos leitos destinados a pessoas que apresentam quadro mais grave da doença.
A vacinação na cidade também apresenta excelentes índices com quase um milhão de doses aplicadas e 87,2% da população imunizada com pelo menos duas doses da vacina.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que deixou de ser obrigatório o uso de máscaras também em locais fechados, tendo em vista a frequente queda nos números de internações, casos e mortes por covid-19 e a média de 96% dos casos curados no município.
A medida segue determinação do Decreto Estadual nº. 66.575, de 17 de março de 2022.
O uso da máscara segue obrigatório no transporte público, como ônibus e seus respectivos locais de acesso, e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como unidades médico hospitalares
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que o município seguirá as determinações do Plano São Paulo, anunciadas pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (17).
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém irá seguir a flexibilização estadual em relação a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados.
Bertioga
Com o avanço da vacinação, queda nos índices da covid-19 e seguindo decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Bertioga determinou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. A medida, anunciada pelo prefeito Caio Matheus, começa a valer já a partir desta quinta-feira (17).
O uso da máscara continua obrigatório em hospitais, estabelecimentos públicos de saúde e transporte coletivo. Fica recomendado o uso de máscara para quem estiver com sintomas gripais, idosos, pessoas com comorbidades ou com o esquema vacinal incompleto.
O decreto municipal será publicado nesta sexta-feira (18), no Boletim Oficial do Município.
Vale lembrar que em Bertioga o uso da máscara em espaços abertos já não é mais obrigatório desde o último dia 9 deste mês.
Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe vai acompanhar o decreto com a decisão estadual anunciada e também irá liberar o uso de máscaras em espaços internos.
Cubatão
A cidade de Cubatão aguarda a deliberação do Comitê Municipal de Combate à Covid e posterior publicação de decreto municipal sobre a liberação.