Às vésperas do Réveillon, Baixada Santista tem apenas oito praias impróprias para banho

Por Marcela Morone em 29/12/2023 às 16:00

Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

Das 72 praias da Baixada Santista monitoradas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), apenas oito estão impróprias para banho. Praia Grande é o município com o maior número de bandeiras vermelhas, com quatro. As informações foram divulgadas no último boletim da Cetesb, publicado nesta quinta-feira (28).

Bertioga, Santos, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe não receberam classificação imprópria para banho em nenhuma de suas praias.

Em Praia Grande, as bandeiras vermelhas foram dadas às praias da Vila Tupy, Maracanã, Jardim Real e Jardim Solemar.

Enquanto em Guarujá, a Praia do Perequê é a única da cidade com bandeira vermelha. Já em São Vicente, a Praia da Divisa, Gonzaguinha e Prainha estão impróprias para o banho de mar.

A classificação das praias é feita através da coleta semanal de amostras da água. “Essas amostras são encaminhadas para os nossos laboratórios para uma análise microbiológica, onde vai ser feita a contagem de bactérias fecais presentes na água”, explica Claudia Lamparelli, gerente de águas litorâneas da Cetesb.

A estatal recomenda alguns cuidados que devem ser tomados em relação às águas impróprias. Confira:

  • Não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias
  • Evitar o contato com os cursos d’água que afluem às praias
  • Evitar o uso das praias que recebem corpos d’água cuja qualidade é desconhecida; após a ocorrência de chuvas de maior intensidade
  • Evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças e idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos
  • Não levar animais à praia
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.