29/09/2024

Santos cria Dia em Memória ao Rei Pelé, celebrado na data de seu falecimento

Por Rodrigo Cirilo em 29/09/2024 às 18:00

Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Santos incluiu, na última quinta-feira (26), o Dia em Memória ao Rei Pelé em seu calendário oficial de eventos e datas comemorativas. A homenagem será celebrada em 29 de dezembro, data do falecimento de Edson Arantes do Nascimento, ocorrido em 2022, aos 82 anos, em decorrência de adenocarcinoma de cólon, broncopneumonia, insuficiência renal e insuficiência cardíaca.

Além da Lei 4.546/2024, originada no Projeto de Lei 9/2023, do vereador Sérgio Santana (PL), o ídolo do Santos FC pode receber outra homenagem na cidade. Na propositura 82/2024, do parlamentar Augusto Duarte (União Brasil), a Avenida Rei Pelé seria instituída na Ponta da Praia, com um recinto personalizado, estátua e imóveis com QR Codes que contariam sobre as conquistas e exibiriam gols históricos do Rei. O projeto de lei já foi aprovado na Câmara e aguarda sanção do Executivo.

Em julho, o governo federal instituiu o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado anualmente em 19 de novembro, data em que Pelé marcou seu milésimo gol. Inicialmente, a data da lei santista seria estabelecida em 23 de outubro, em homenagem ao aniversário de nascimento do ex-jogador, mas o projeto foi alterado durante a tramitação.

Ídolo de Santos

Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, chegou ao Santos Futebol Clube em 1956, aos 15 anos. Em sua estreia, marcou seu primeiro gol e rapidamente se destacou, atraindo atenção mundial. Pelo Santos, conquistou títulos históricos, incluindo dez Campeonatos Paulistas, duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes.

O Rei marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo clube, tornando-se o maior artilheiro da história da equipe. Aposentou-se do Santos em 1974 e, em 2015, a cidade inaugurou o Museu Pelé, celebrando seu legado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.