Santos não vai usar camisa 10 até decisão do Conselho Deliberativo

Por Santa Portal em 30/12/2022 às 11:18

Reprodução
Reprodução

O Santos Futebol Clube não usará a camisa 10 a partir de janeiro. Em entrevista ao Jornal Bandnews FM, o presidente do Peixe, Andrés Rueda, afirmou que a decisão será mantida até uma definição ser tomada pelo Conselho Deliberativo do clube.

“Particularmente, sempre fui favorável, acho uma excelente homenagem. Mas por que não colocamos isso antes? A opinião do sócio é dividida, alguns querem a aposentadoria e outros querem a lembrança do Pelé jogando com o time. Agora, com esse entendimento da família, vamos propor a aposentadoria ao Conselho. Isso tem trâmite burocrático, com reunião do Conselho, mas como ato administrativo, não utilizaremos mais a camisa 10 a partir de janeiro e esperamos a decisão definitiva do nosso Conselho”, disse Rueda na entrevista.

De acordo com o mandatário do clube, muitos conselheiros acreditavam que a homenagem era justamente à camisa do Pelé. “Vamos levar o assunto ao Conselho, mas nós, em medida administrativa, não utilizaremos a camisa 10 até a definição do Conselho”.

A informação sobre a aposentadoria da camisa 10 foi levantada por familiares do Rei. O Estatuto Social do Santos prevê que a maioria dos conselheiros precisa aprovar qualquer mudança no uniforme. O Conselho Deliberativo precisaria agir em caráter de exceção para cumprir essa homenagem.

Aposentadoria de camisas

No futebol, a aposentadoria de camisas é algo recorrente. Dezenas de clubes pelo mundo já aposentaram o número 12, por exemplo, para homenagear a torcida.

Jogadores também receberam essas homenagens: Lukas Podolski (Koln, 10), Romário (América, 11), Cléber Santana (Avaí, 88), Marcos (Palmeiras, 12), Rogério Ceni (São Paulo, 01), Zola (Chelsea, 25), Johan Cruijff (Ajax, 14) são alguns exemplos.

O próprio Rei do Futebol já teve uma camisa aposentada, a 10 do New York Cosmos.

Já na Itália, a prática de aposentar camisas é muito comum. Aliás, existem até algumas regras de exceção por lá. A camisa 3 do Milan, por exemplo, só pode ser usada por um Maldini. Histórica com Cesare e Paolo, pai e filho, respectivamente, a camisa 3 só poderá ser usada se algum filho de Paolo atuar profissionalmente.

A camisa 6 da Roma, usada pelo brasileiro Aldair, também saiu de cena. Mas a pedido do próprio zagueiro, a equipe italiana decidiu reutilizar a camisa 6, passando-a ao holandês Kevin Strootman.

O Rei do Futebol morreu na tarde de ontem, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado há um mês. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos provocada pelo avanço do câncer de cólon que ele tratava desde 2021.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.