Presidente da CBF destaca luta silenciosa de Pelé contra o racismo
Por Santa Portal em 02/01/2023 às 10:23
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a luta silenciosa de Pelé contra o racismo, ao chegar na Vila Belmiro, onde vai acompanhar o velório do Rei. O dirigente veio acompanhado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, além do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
“Era uma pessoa que sofria o racismo calado, mas dava resposta com muito trabalho. Isso perdura até hoje, também inspira cada um de nós, negros, a nos empoderarmos e dizermos que somos capazes e merecemos ser respeitados”.
Para o presidente da CBF, Pelé sempre se destacou pela “personalidade e dedicação às causas, principalmente social e que envolviam crianças”.
Já como atleta, também era diferenciado. “Ele treinava mais que todos, procurava se aperfeiçoar mais que todos, por isso ele é o atleta dos séculos, e nunca será substituído”.
Ednaldo, que entrou pelo Memorial das Conquistas, onde ficam os troféus do clube, assinou o livro de condolências do clube. Ele demorou cerca de cinco minutos para deixar o recado. Confira abaixo a íntegra da mensagem.
“Momento que nos faltam as palavras
O que posso dizer do fundo do meu coração é que dói bastante esse momento
Saudades eternas do ídolo e Rei Pelé o único – imortal
Guardarei por toda a minha vida os momentos alegres que você Rei proporcionou a todos os amantes
do futebol em todo o mundo
Jamais esquecerei da primeira vez que te vi jogando em 07/05/67 –
seleção de Ilhéus da Bahia x Santos.
Estava lá com 13 anos e já empolgava por ti.
Descanse em paz.
Ednaldo Rodrigues”
Cerimônia
O velório do Rei Pelé tem início nesta segunda-feira (2), às 10 horas. A assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube não consegue estimar quantas pessoas vão visitar o estádio, mas informou que mais de mil jornalistas de todos os continentes foram credenciados.
O caixão do Rei está posicionado no centro do gramado do estádio. Haverá uma tenda no campo para a família e ex-companheiros de Pelé no Santos e outra para autoridades.
O público geral terá acesso à Vila Belmiro por meio dos portões 2 e 3, com saída para os portões 7 e 8. Autoridades entrarão pelo portão 10.
O velório terá 24 horas de duração e terminará às 10h de terça-feira, quando se iniciará um novo cortejo pela cidade de Santos antes do sepultamento no Memorial Necrópole Ecumênica (clique aqui para ver mais detalhes de como será o enterro).
O cortejo passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, a Dona Celeste. Se o clima permitir, o corpo será levado pelo carro do Corpo de Bombeiros.
Morte
Edson Arantes do Nascimento morreu, aos 82 anos, na última quinta-feira (29). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O Rei Pelé sofreu falência de múltiplos órgãos decorrente de um câncer no cólon.