Pelé foi o primeiro negro a assumir um ministério no Governo Federal

Por Santa Portal em 29/12/2022 às 16:29

Crédito: Alliance/DPA
Crédito: Alliance/DPA

Em 1995, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como presidente, Pelé se tornou o primeiro negro a ser ministro no Brasil. À época ele foi o escolhido para assumir a pasta de Esportes. Permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 1998.

Durante seu mandato, criou a Lei Pelé, que alterou uma série de leis esportivas. Criada com o intuito de dar mais transparência e profissionalismo ao esporte nacional, a Lei Pelé instituiu o fim do passe nos clubes de futebol do Brasil, instituiu o direito do consumidor nos esportes, disciplinou a prestação de contas por dirigentes de clubes e a criação de ligas, federações e associações de vários esportes.

A Lei Pelé também determinou a profissionalização, com a obrigatoriedade da transformação dos clubes em empresas. Criou verbas para o esporte olímpico e paraolímpico.

A lei também definiu os órgãos responsáveis pela fiscalização do seu cumprimento e determinou a independência dos Tribunais de Justiça Desportiva.

Apesar de alguns pontos importantes, a Lei Pelé causou muita polêmica. Em resumo, acabou tirando do clube de futebol todas as decisões sobre a carreira do futebolista e, indiretamente, a transferiu para o empresário privado.

O próprio Pelé criticou isso em 2014. “Antes, o jogador ficava cinco, dez anos jogando no mesmo clube. Hoje não é mais assim. Muito empresário leva o jogador para a Ásia, Rússia e esquece ele lá, faz o que quiser. Então tem essa parte ruim, que o clube não é mais dono do jogador, o empresário é quem manda”.

Com a saída de Pelé da pasta, em 31 de dezembro de 1998, o Ministério dos Esportes também foi extinto.

Pelé morre aos 82 anos

O mundo do futebol está de luto! Morreu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, na tarde desta quinta-feira (29), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O Atleta do Século XX lutava contra um câncer no cólon desde setembro de 2021 e já não estava mais respondendo ao tratamento quimioterápico. Ele faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após um mês internado na Capital.

A família de Pelé ainda não divulgou detalhes sobre o velório e o sepultamento do Atleta do Século XX. Na última sexta (23), o Santos, clube onde Pelé brilhou e se tornou Rei, já preparava uma estrutura especial no gramado da Vila Belmiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.