Lula diz que Pelé era “alguém que dava espetáculo, brilhante”
Por Santa Portal em 03/01/2023 às 11:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Vila Belmiro por volta das 9h, desta terça-feira (3), para prestar sua homenagem ao Rei Pelé. Lula presenciou uma cerimônia religiosa e após 15 minutos seguiu para um próximo compromisso presidencial. A segurança em torno da Vila Belmiro foi reforçada para a chegada e saída do presidente.
Em uma rede social, Lula publicou uma mensagem de adeus ao Rei Pelé onde diz: “O adeus ao rei. Descanse em paz, Pelé”.
O presidente da república não conversou com a imprensa, porém, na saída, deu um depoimento para a equipe da Santos TV e relatou as lembranças com o Rei do futebol e que mesmo sendo torcedor do Corinthians, assistir o Pelé era um “espetáculo”.
Ricardo Stuckert/Divulgação Lula
Confira o depoimento na íntegra.
“Quem vai falar do Pelé agora não é o Presidente da República, é um torcedor corintiano, que foi assistir muitos jogos do Santos contra o Corinthians e que viu o Corinthians perder muito. Me parece que o Pelé tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians, foi um período de 15 anos muito sofrido.
O Pelé nos obrigava a assistir um jogo de futebol, porque muitas vezes a gente gosta de futebol e não só do nosso time, mas sim de alguém que dá espetáculo, que é brilhante.
O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana, ainda jovem ele ganhou um protagonismo extraordinário, mas nunca ficou de nariz empinado, sempre foi muito humilde.
Nos maiores momentos de glória dele, quando encontrava com a Rainha da Inglaterra ou quando ganhava um prêmio, o Pelé era o mesmo de quando dava uma entrevista ou quando encontrava crianças para conversar.
Pelé é uma figura muito especial. Foi melhor em tudo, incomparável, se tratando de jogador de futebol e de ser humano.
Ele foi muito para o Brasil, muito para a cidade de Santos, muito para São Paulo e muito para o Mundo.
Eu como cristão não acredito muito na morte, acredito que as pessoas vão passear em um lugar melhor.
Espero que no céu ele volte a jogar bola, e que lá ele jogue no Corinthians e não no Santos.
Gostaria que nas escolas de Santos, as crianças pudessem assistir muita coisa sobre o Pelé, porque além de futebol, ele vai ensinar sobre caráter, dignidade e humanidade. E quem sabe tornar as pessoas mais solidárias, mais fraternas, porque foi isso que o Pelé foi.
O mundo deve muita coisa ao Pelé. Sobretudo a dignidade de um homem que nasceu pobre, negro em um país aonde o preconceito é muito vivo.
Ele sempre soube ser Pelé, o melhor e o mais humilde.
Ele deixa saudades, lamento profundamente. Eu que tive a oportunidade de vê-lo no Pacaembu muitas vezes, só poderei assisti-lo através dos filmes”.