Ministro do STF, Gilmar Mendes chega à Vila: "Pelé é o maior símbolo do Brasil"
Por Santa Portal em 02/01/2023 às 09:31
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, chegou à Vila Belmiro, por volta das 8h30, para acompanhar o velório do Rei Pelé. De acordo com a autoridade, ele é santista, mas é mais “Pelézista”.
“Pude perceber o significado real do que é o nosso querido Pelé. Tive a possibilidade de conhecê-lo em 2014, quando fizemos a Lei Pelé. Se vocês forem ao meu gabinete, vão encontrar diversas camisas assinadas pelo Pelé, tenho também uma foto dele de goleiro com dedicatória, entre outros itens”.
Para Mendes, Pelé era muito simples. Tão simples a ponto de pedir a opinião do ministro sobre o que aconteceu no fatídico 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão, durante a Copa do Mundo.
“Me lembro que após o 7 a 1, em Belo Horizonte, ele me ligou e disse: ‘Ministro, o que aconteceu? Me explica o senhor que entende de futebol.’ Então eu disse ‘Rei, não sei, não consigo saber’”.
Durante a conversa, o ministro relembrou algo não muito comum que aconteceu na carreira de Pelé. “Disse que me lembrava que o Santos de Pelé perdeu para o Cruzeiro de 6 a 2, no Mineirão. E ele respondeu: ‘Eu já tinha me esquecido disso’”.
Mendes é só reverência ao Rei. “Como disse o Obama, Pelé era a última lenda viva. E agora a gente viu o que ele representa. É o maior símbolo do Brasil. O maior embaixador do Brasil. O Pelé marca o país na modernidade, e é assim que ele deve ser reconhecido”.
Cerimônia
O velório do Rei Pelé tem início nesta segunda-feira (2), às 10 horas. A assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube não consegue estimar quantas pessoas vão visitar o estádio, mas informou que mais de mil jornalistas de todos os continentes foram credenciados.
O caixão do Rei está posicionado no centro do gramado do estádio. Haverá uma tenda no campo para a família e ex-companheiros de Pelé no Santos e outra para autoridades.
O público geral terá acesso à Vila Belmiro por meio dos portões 2 e 3, com saída para os portões 7 e 8. Autoridades entrarão pelo portão 10.
O velório terá 24 horas de duração e terminará às 10h de terça-feira, quando se iniciará um novo cortejo pela cidade de Santos antes do sepultamento no Memorial Necrópole Ecumênica (clique aqui para ver mais detalhes de como será o enterro).
O cortejo passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, a Dona Celeste. Se o clima permitir, o corpo será levado pelo carro do Corpo de Bombeiros.
Morte
Edson Arantes do Nascimento morreu, aos 82 anos, na última quinta-feira (29). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O Rei Pelé sofreu falência de múltiplos órgãos decorrente de um câncer no cólon.