'Ficha ainda não caiu', diz Beatriz Souza sobre o ouro olímpico

Por Marcela Morone em 03/08/2024 às 13:00

Beatriz Riscado/CBJ
Beatriz Riscado/CBJ

Ter conquistado o primeiro ouro do Brasil na Olimpíada de Paris ainda parece um sonho para Beatriz Souza, judoca de Peruíbe que subiu no lugar mais alto no pódio nesta sexta-feira (2). A atleta se sagrou campeã após derrotar a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, na categoria +78 kg. Na manhã deste sábado (3), ainda conseguiu uma medalha de bronze no judô por equipes ao lado de Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Kletleyn Quadros, Rafael Macedo, William Lima e Leonardo Alves.

“Eu não sei se caiu muito a ficha ainda, mas é uma sensação inexplicável, eu estou transbordando felicidade. Estou muito emocionada e extremamente feliz”, disse a judoca de 26 anos.

A medalha de ouro no peito foi o resultado de uma campanha perfeita e altamente elogiada pelos colegas. A judoca enfrentou Izayana Marenco, da Nicarágua, nas oitavas de final, e venceu com um ippon sem dificuldades.

Nas quartas, lutou contra Hayun Kim, da Coréia do Sul. Bia projetou a adversária para o chão e o árbitro marcou um ippon para a sul-coreana. No entanto, após a técnica da judoca brasileira, Sarah Menezes, pedir a revisão das imagens, foi assinalado um waza-ari para Bia, que terminou o embate vitoriosa.

Na seminal, a adversária era Romane Dicko, francesa número um do mundo. Rapidamente, a judoca da casa foi imobilizada e pediu para encerrar o combate antes dos 20 segundos. Na final contra Hershko, Bia aplicou um waza-ari contra a israelense com menos de um minuto de luta e abriu 1 a 0 no placar. A partir daí, esteve em vantagem durante toda a decisão.

Sarah Menezes, primeira bicampeã brasileira como judoca e treinadora

Treinadora de Bia, Sarah Menezes agora pode se considerar bicampeã olímpica. A judoca conseguiu seu primeiro ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, como judoca. Agora, à beira do tatame, alcançou o título inédito como treinadora de Beatriz Souza.

“É um dia histórico para mim. A Bia me deu essa felicidade e o planejamento do dia foi manter a tranquilidade, né? Seguir a estratégia do início ao fim. Eu até brinquei com ela. Eram duas lutinhas de manhã e duas da tarde, e que ela lutando rapidinho, ela ia ter um descanso bem longo. E ela seguiu direitinho”, brincou Sarah.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.