Mesmo após mais de quatro décadas de ter pendurado as chuteiras, em 1977, com a camisa do Cosmos, dos Estados Unidos, o toque de Pelé continua sendo o de midas. Dentro e fora de campo.





Nos gramados mundo afora, a aparição do Rei era problema certo para os zagueiros que ousassem enfrentá-lo. Fora dele, qualquer ambiente se transformava, com fãs surgindo de todos os lados.





O mesmo raciocínio valeu para as oportunidades nas quais o Atleta do Século 20 emprestou sua imagem a um produto. Invariavelmente o artigo tornou-se conhecido ou teve sua fama extremamente ampliada.





Vendeu-se de tudo com sua imagem na publicidade: televisores (Colorado), pilhas (Rayovac, sendo que em uma das vezes gravou na Vila Belmiro ao lado de Robinho), refrigerantes (Pepsi), celulares (Nokia) e cartões de crédito (Mastercard), para ficar em alguns.





Um dos exemplos mais famosos de associação imediata de Pelé a um produto certamente esteja no caso do suplemento alimentar Vitasay, do qual o Rei do Futebol foi garoto-propaganda por anos a fio.





Eis um dos comerciais feitos por Pelé, levado ao ar em 1986. O Vitasay 10, além de aproveitar a imagem dele, também usa no nome o número que consagrou o Atleta do Século e que se tornou símbolo de perfeição.





A peça publicitária foi trazida pelo canal Arquivos1000, dono de um grande acervo sobre a memória da TV e do esporte.





Youtube