Essa mensagem que recebi de uma leitora mostra e traz para refletir sobre uma realidade ,mulheres que voltam a estudar quando seus filhos crescem e o quanto essa mudança pode desestabilizar o relacionamento



Olá, estou com problemas com meu marido que nunca foi ciumento, mas agora que me formei e comecei a trabalhar ,deixou minha vida insuportável. Sempre fui dona de casa e agora que meus filhos cresceram e depois de muito sacrifício para fazer um curso de esteticista estou me realizando e trabalhando. Era a hora de viver em paz e realizada e só tem brigas e desconfiança aqui em casa.

Cara esposa surpresa e triste, pelo que me conta em seu e mail, seu marido sempre foi o protagonista da história de vocês, já que enquanto você ficava em casa ele trabalhava, sustentava e era reconhecido como tal. Agora que você também está buscando e realizando seu papel na sociedade e na família, tendo uma identidade profissional ele deve estar se sentindo ameaçado em seu papel ,além de uma mudança na rotina familiar que ele não esteja pronto para se adaptar.

A questão do ciúme deve ser apenas uma manifestação dessa dificuldade ,e portanto como a maioria das questões entre os casais deve ser conversada e avaliada ,não numa conversa em que as acusações e insatisfações sejam o principal ,mas sim numa conversa em que você consiga mostrar para ele o tanto que suas conquistas deixam você feliz e ter uma mulher feliz ao lado faz com que a cumplicidade sempre seja a tônica. E você por sua vez ao invés de abandonar tudo ou o trabalho ou o casamento também está lidando com uma nova situação que é ver seu marido fragilizado e nesse sentido é a hora de apoiar e entender, assim a negociação e a confiança entre vocês deve melhorar.