Praia da Baixada Santista amanhece coberta por briozoáriosReprodução/Praia Grande Mil Grau

PRAIA GRANDE - A praia da Vila Tupi amanheceu neste sábado (1º) com parte da sua faixa de areia coberta por briozoários (animais-musgo), em Praia Grande. As imagens são da página Praia Grande Mil Grau.

O #Santaportal ouviu o professor do Mestrado de Ecologia da Unisanta, Fábio Giordano - que também é diretor de Pedagogia da instituição -, sobre o assunto. O especialista explicou a razão desse fenômeno. “Os briozoários são seres arborescentes que crescem rápido e, quando o tamanho fica muito grande, eles ficam mais resistentes em rochas sedimentares carbonáticas. Mas como são mais comuns nas águas rasas de mares tropicais, acabam sendo arrancados pela água na ressaca e se desprendem”, explicou.

Giordano comentou que é muito comum que os animais-musgo sejam confundidos com algas. “É comum que as pessoas acreditem ser algas, pois os briozoários costumam aparecer junto com as algas pardas em outras praias, como aconteceu recentemente em Camboriú (Santa Catarina)”, completou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Praia Grande informa que esses briozoários costumam aparecer nessa época do ano, assim como as algas, trazidas pela maré alta, por toda a extensão da orla. Os animais-musgo estão aparecendo desde quinta-feira (29) e são removidas pelas equipes de limpeza da praia na parte da manhã e à noite.

noticia202152811932.jpg
Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

noticia202152817792.jpg
Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

noticia20215296552.jpg
Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau