Samsung debate papel da tecnologia na interação com estudantes no ensino híbridoDivulgação/Samsung
TECNOLOGIA - Na próxima quinta-feira (29), a Samsung, por meio do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, iniciativa global da área de Cidadania Corporativa, apresentará um webinar para abordar o tema: "Ensino híbrido: uso de recursos digitais para práticas engajadoras". O evento virtual ocorre das 16h às 17h30 e será apresentado via YouTube no canal do Respostas para o Amanhã.

O webinar será mediado por Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, e receberá convidados como o especialista Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP, professor universitário e organizador do livro STEAM (sigla em inglês para a união de áreas educacionais composta por Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O desenvolvimento da criatividade e inovação dos jovens para soluções de desafios da vida real é um dos objetivos da Samsung, que age diretamente para que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’.

"As estratégias mediadas por recursos digitais tornaram-se condição para a manutenção das aulas e aprendizagem. Antes parte importante e colaborativa no papel de ensinar, a tecnologia assumiu protagonismo no atual período em que vivemos. Em meio à ascensão dos meios digitais na relação com os estudantes, a sociedade ainda se pergunta como manusear essas ferramentas e é por isso que o Solve for Tomorrow quer levar ideias e soluções para análise e debate com professores", destaca Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

O webinar do dia 29 também contará com a participação de professores vencedores de edições anteriores do prêmio "Respostas para o Amanhã", iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, que compartilharão experiências sobre novos caminhos para o modelo híbrido de ensino. O tema "Ensino Híbrido com Foco nos Recursos Digitais para a Elaboração de Práticas Engajadoras" envolve a presença da tecnologia no modelo atual da educação e também no futuro, destacando sua possibilidade de interação e colaboração no formato virtual.

"Acreditamos que o(a) professor(a) mais do que nunca precisa de apoio para incorporar as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente nesse contexto em que espaços educativos precisam oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem aos estudantes. As metodologias de premiação do CENPEC consideram ações como o webinário um espaço privilegiado de formação para professores(as) que contribuem para a qualificação desses processos", afirma Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Outro aspecto relevante na área educacional tem como abordagem as características, importâncias e diferenças dos ensinos híbrido e remoto. Como implementá-los com eficiência dentro do cenário econômico atual? "A transformação do modelo tradicional para uma metodologia que complementa estudo presencial com a tecnologia no dia a dia do aluno resultou em uma nova forma de interação com os professores. O ensino híbrido contribui para a construção de uma escola mais inovadora, permite maior aproveitamento de sua aplicabilidade, mas é algo que ainda está sendo colocado em prática gradualmente em escolas e com os profissionais da educação", reforça Isabel Costa.

O webinar "Ensino Híbrido com Foco nos Recursos Digitais para a Elaboração de Práticas Engajadoras" integra o programa global "Solve For Tomorrow", desenvolvido pela Samsung em mais de 20 países desde seu início, em 2010. No Brasil, a iniciativa está em vigor desde 2014.