Programa Forças no Esporte será retomado  em maio, na Base Aérea no GuarujáDivulgação/Prefeitura de Guarujá
GUARUJÁ - O Programa Forças no Esporte (Profesp) será retomado no próximo mês, em Guarujá. Com um formato adaptado devido à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa será retomada gradativamente, seguindo todas as medidas profiláticas no combate à doença.

Realizado na Base Aérea de Santos (Avenida Castelo Branco, s/n, Jardim Cunhambebe), o Profesp desenvolve aulas de vela, remo e canoagem, para estudantes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social. A notícia foi confirmada no último dia 8, durante audiência entre os secretários municipais Marcelo Nicolau (Educação) e José Roberto Galvão (Esporte e Lazer), com o Comando Militar da Base.

Neste primeiro momento serão envolvidos 75 alunos dos 9° anos de ensino fundamental das escolas municipais Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) e Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice), além de outros 25 estudantes da Escola Estadual Eduardo Gomes Marechal do Ar.

Para participar, os alunos contemplados precisarão passar por um cadastro. Por isso, nas próximas semanas serão definidos os detalhes e toda logística deste atendimento do Profesp, que em momento oportuno serão divulgados.

De acordo com o Tenente Coronel Dayve Moraes Piva, comandante da Base Aérea de Santos, este é um programa fundamental para a formação cidadã. “Neste momento de pandemia não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição em auxiliar esses jovens. Por isso, trabalharemos em conjunto com a Prefeitura e faremos um rigoroso cadastramento para beneficiar quem mais precisa”.

O secretário de Educação agradeceu ao Comando Militar pela oportunidade. “Fico muito grato por sermos recebidos pelos senhores, e tenham certeza de que a retomada do Programa será de suma importância, e em muito contribuirá no contraturno escolar e, principalmente, na redução da evasão escolar em nossa Cidade”, declarou. 

Desde 2018, Guarujá conta com o Programa, que já beneficiou ao todo 100 estudantes da Cidade. Conforme o titular da Secretaria de Esporte e Lazer, trata-se de uma iniciativa já com comprovada experiência de êxito na Cidade. “Além de despertar a cidadania, o Programa permite, a partir da inclusão desses jovens por meio do esporte, o conhecimento náutico fazendo com eles possam até seguir carreira profissional”, comentou. 

Sobre o Profesp 
O Programa Forças no Esporte é uma realização do Ministério da Defesa, através da Força Aérea Brasileira. Em Guarujá é conduzido pelo Comando Militar da Base Aérea de Santos, por meio da Aeronáutica e Marinha do Brasil. No Programa, além das aulas práticas nas três modalidades: vela, remo e canoagem, os estudantes contemplados possuem atividades complementares, como palestras, orientações em saúde e meio ambiente. A ação tem ainda atividades teóricas (marinharia, ripeam, estratégias, técnicas e táticas), e outras práticas (montagem, manutenção, assepsia, mobilização, prática em meio líquido e desmobilização), pedagógicas (leitura de livros, redação, interpretação de textos) e culturais (visitas a pontos históricos, exposições, competições e feiras).