Polícia identifica homem que arrancou as fitas de isolamento do calçadão em Praia GrandeReprodução
PRAIA GRANDE - A Polícia Civil identificou o homem que arrancou as fitas de isolamento do calçadão nesta última segunda-feira (5) em Praia Grande. Ele foi autuado pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e dano qualificado.

De acordo com o delegado, apesar do direito constitucional a livre locomoção no território nacional (art. 5º, XV, da Constituição Federal), há por outro lado o direito a vida (art. 5º, caput, da Constituição Federal) e o direito a assistência médica (art. 196, caput, da CF). Todos são considerados direitos fundamentais expressos na Constituição. 

No entanto, há uma colisão entre esses direitos e o atual cenário da pandemia da Covid-19. Nisso, o exercício do direito de livre locomoção coloca, de forma cientificamente e estatisticamente comprovada, o direito a vida e a assistência médica em risco, o que na visão do delegado, foi razão para autuar o homem.

Segundo morador que filmou a ação do homem, aquela não teria sido a primeira vez que ele arrancou as fitas da praia - o mesmo teria ocorrido no sábado (3).

A segunda vez que isso ocorreu foi no calçadão da praia na Vila Caiçara, na manhã da última segunda-feira (5). 

O último boletim do coronavírus no município divulgado na última terça-feira (6) registrou 472 óbitos pela doença. Nos índices de internação, a UTI de Covid-19 para adultos tem taxa de ocupação de 82%, enquanto a de enfermaria registra 52%.