WhatsApp não vai mais funcionar em celulares antigos a partir de 1º de fevereiroReprodução/EPA

TECNOLOGIA - O Facebook não dará mais suporte para o WhatsApp em telefones celulares com mais de sete anos a partir da próxima segunda-feira (1º). Essa mudança vale para os aparelhos com sistemas Android e iOS.

De acordo com a empresa, a falta de suporte ao aplicativo vai fazer com que ele deixe de efetuar algumas funções de maneira gradual até que o WhatsApp pare de funcionar por completo.

O Samsung Galaxy S2, Motorola Droid Razr, LG Optimus Black e HTC Desire serão os aparelhos afetados no sistema Android, enquanto no iOS não vão funcionar os seguintes celulares: o iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5 e iPhone 4s, além de todos os outros iPhones anteriores, que não terão mais o WhatsApp funcionando.

Os usuários do WhatsApp Web também devem sofrer com os impactos dessas mudanças. O aplicativo deve parar de funcionar no dia 9 de março para o navegador Edge Legacy e no dia 17 de agosto para o Internet Explorer, que roda em Windows.

Segundo o Facebook, a justificativa é que os sistemas antigos são mais vulneráveis a ataques e, desta forma, é mais difícil garantir a segurança para os usuários do aplicativo que possuem essas versões de celular.