Alta de internações leva Governo do Estado a reclassificar Plano SP na sexta-feiraDivulgação/Governo do Estado de SP

SÃO PAULO - O governo do Estado anunciou que vai fazer uma nova reclassificação do Plano São Paulo na sexta-feira (15). A medida será tomada uma semana após o Centro de Contingência da Covid-19 ter mantido a maior parte do Estado na fase amarela. A nova classificação estava programa para acontecer apenas no dia 5 de fevereiro.

"Nos últimos dias, observamos que continuamos com a tendência (de aumento de casos) e seria necessário antecipar a reclassificação anunciada na sexta-feira para algumas regiões do Estado. Nós temos hoje uma situação que ainda não está definida", disse o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes.

Nas últimas 24 horas, o Estado registrou 15.227 novos casos de Covid, com 323 óbitos. A média móvel está hoje acima de dez mil casos diários, com taxa de óbitos acima de 200.

A média de internações segue superior a 1600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto. A ocupação de leitos de UTI no estado atingiu hoje 66,3%. O total de óbitos no estado atingiu o número de 48.985.

Em relação à primeira semana epidemiológica, houve aumento de 11,7% no número de novos casos, incremento de 3,3% nas internações e queda de 19% no número de óbitos.