Morros de Santos seguem em estado de atençãoArquivo
SANTOS - Os morros de Santos seguem em estado de atenção em razão do volume de chuva acumulado desde o início da semana. A informação é da Defesa Civil da cidade, que constatou nesta sexta-feira (20) o índice pluviométrico de 144,4 mm de chuva nas últimas 72 horas. O acumulado do mês de novembro já é de 248,4 mm, sendo 220 mm a média histórica dos últimos 25 anos. 

De acordo com o serviço meteorológico da Defesa Civil Municipal, o fim de semana será de tempo mais firme, com relativo aumento de temperatura, ainda que haja presença de nuvens em alguns períodos e chance de chuva fraca e isolada entre domingo e segunda-feira. “A tendência é de estabilização gradual do tempo, reduzindo as chances de chuva nos próximos dias. Mesmo que ela ocorra de forma mais fraca, não há mais previsão de precipitação forte ou volumosa nos próximos dias, inclusive no início da semana”, afirma o meteorologista Franco Cassol.

Ainda assim, o órgão recomenda que os moradores dos morros da cidade fiquem atentos aos sinais de deslizamentos, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros. Valas e surgimento de águas mais barrentas que o normal, estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos também devem ser observados. 

A pessoa que observar qualquer um desses sinais deve sair imediatamente do local, ligar para o 199 da Defesa Civil e procurar um voluntário de sua comunidade (Nudec). Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Munícipes que quiserem receber informações sobre alertas meteorológicos podem se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.