São Paulo fica no 0 a 0 no Morumbi e mantém tabu contra o GrêmioRubens Chiri/Divulgação São Paulo FC
BRASILEIRÃO - São Paulo e Grêmio ficaram no 0 a 0 na noite deste sábado (17) no Estádio do Morumbi, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão. O resultado freou a sequência de vitórias que o Tricolor Paulista encaminhava - venceu os dois últimos jogos - e também deu continuidade de um tabu de agora nove jogos sem vencer o time gaúcho. Desde setembro de 2015 foram nove confrontos entre os dois tricolores, sendo quatro vitórias gremistas e, agora, cinco empates.

O resultado não tirará o São Paulo do G4. Isso porque, mais cedo, o Fluminense empatou em casa com o Ceará e estacionou nos 26 pontos. O Tricolor Paulista, quarto colocado, soma 27 pontos, empatado com o Santos, mas leva vantagem sobre o Peixe no saldo de gols. Já o Grêmio subiu uma posição na tabela. Agora é o 10º com 21 pontos.

O próximo compromisso de ambos os times será pela Copa Libertadores. Já eliminado na competição, o São Paulo enfrentará o Binacional na terça-feira (20) para tentar ficar na terceira colocação no grupo D e assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana. Na quinta (22), o Grêmio receberá o América de Cali para tentar manter a liderança do grupo E.

O jogo
Os donos da casa começaram melhor o jogo, exercendo muita pressão em cima dos gremistas. Aos 15 minutos, o time de Fernando Diniz já contava com 85% de posse de bola.

Aos poucos, o Grêmio começou a crescer e a deixar o jogo mais equilibrado, porém nenhum dos dois times foram para o intervalo com chance real de gol.

O nível técnico caiu bastante na segunda etapa da partida, com os dois times disputando a bola com intensidade no meio campo, mas chegando poucas vezes ao ataque.

Fernando Diniz colocou mais homens de frente para tentar abrir o placar, mas, na melhor oportunidade que teve, Daniel Alves isolou a cobrança de falta na entrada da área.