Eleições 2020: Santa Cecília TV promoveu primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de SantosIsabela Marangoni/#Santaportal

DEBATE - A Santa Cecília TV realizou na noite desta quinta-feira (15) o primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Santos. Todos os 16 postulantes ao cargo participaram do encontro, que teve duração de três horas e foi transmitido ao vivo também pelo Facebook e Youtube do #Santaportal .

Esse é o único debate promovido por uma emissora da região que ouvirá presencialmente todos os candidatos. O encontro foi realizado no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que passou por adaptações para que todos os protocolos sanitários fossem seguidos, com a desinfecção do local pouco antes do encontro e distanciamento social entre os debatedores.

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos se apresentaram ao público. No segundo, perguntas e respostas entre todos os postulantes ao executivo santista. Já no terceiro bloco, todos perguntaram livremente, sem travas entre os candidatos - não havia obrigação de que todos respondessem perguntas. No último bloco, todos fizeram as suas considerações finais. Veja a íntegra do debate abaixo.



Os temas mais abordados pelos debatedores nesta noite foram geração de emprego e renda, habitação, saneamento básico, Saúde, Educação e Turismo. 
 
Participaram do debate os seguintes candidatos: Dr. Márcio Aurélio (PDT), Bayard Umbuzeiro Filho (PTB), Douglas Martins (PT), Antonio Carlos Banha (MDB), Guilherme Prado (PSOL), Luiz Xavier (PSTU), Tanah Correa (Cidadania), Delegado Romano (DC), Marcelo Coelho (PRTB), João Vilela (Novo), Moysés Fernandes (PV), Rogério Santos (PSDB), Ivan Sartori (PSD), Thiago Andrade (PCdoB), Carlos Paz (Avante) e Vicente Cascione (PROS).

Veja a avaliação do debate pelos candidatos:   

Luiz Xavier (PSTU)   
O balanço é muito positivo. Tivemos a oportunidade de estar entre os 16 candidatos, cada um apresentando as suas propostas. Por isso procuramos aproveitar mais esse espaço que nos foi dado. Agradeço essa oportunidade dada pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação.

noticia202010165719958.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Marcelo Coelho (PRTB)   
Quero agradecer ao Sistema Santa Cecília, sabemos que não foi fácil colocar 16 pessoas dentro de um debate, é uma dinâmica que não é fácil. Não vi tantas propostas, mas acredito que esse debate foi positivo. Para mim, especialmente, foi muito bom, pois o PRTB não tem espaço de TV. Pudemos mostrar um pouco do que pensamos e das nossas propostas.

noticia202010165715457.jpg
Foto: Milena Estela/#Santaportal

Thiago Andrade (PCdoB)
O debate foi muito positivo, quem ganha com isso é a democracia, a Cidade. São 16 candidatos e a Cidade quer o debate. Estamos muito emocionados por participar em um momento tão difícil e delicado, mas é importante discutir o futuro de Santos. Meu agradecimento especial ao Sistema Santa Cecília de Comunicação, pelo empenho e fortalecimento da nossa democracia com a realização desse debate.

noticia20201016014635.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Dr. Márcio Aurélio (PDT)   
Muito boa a iniciativa, sempre é bom debater, principalmente quando tratamos de aspectos importantes da nossa Cidade. Dou os parabéns para a Santa Cecília TV, é muito difícil fazer um debate com 16 candidatos, mas acho que deu para as pessoas de casa perceberem os interesses de cada um.

noticia202010163143841.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Ivan Sartori (PSD)
O balanço é bastante positivo, fiquei impressionado que vocês conseguiram extrair muito de um debate com 16 candidatos. Quero cumprimentar a todos os candidatos e que essa campanha continue com ideias, posições firmes, em busca de uma Santos melhor. Não pudemos nos aprofundar em alguns pontos porque são muitos candidatos, mas deu para ter ideia do que pensa cada candidato. Parabéns ao Sistema Santa Cecília de Comunicação pela iniciativa.

noticia20201016224961.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Rogério Santos (PSDB)   
O debate foi muito bem organizado, de qualidade. Aqui no Santa Cecília me sinto em casa. Estudei aqui no primário, quero aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os professores pela data. Quero destacar ainda que, o que aprendi no colégio, quero colocar em prática como gestor público. Afinal, um gestor público precisa ter firmeza, certeza, é assim que sou e me formei desde a minha infância.

noticia20201016013733.jpg
Foto: Milena Estela/#Santaportal   

João Vilela (Novo)   
Um dos maiores debates de televisão da história do Brasil, hoje foi realizado um trabalho pela democracia que é enorme. O eleitor pôde ver quem são os candidatos, o que elas fizeram, como se portaram. Isso é muito importante para que as pessoas possam confiar a gestão da Cidade, para que ela se torne produtiva e cada vez melhor.

noticia2020101682820.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Tanah Corrêa (Cidadania)   
Como candidato do Cidadania para mim foi muito importante participar desse debate. O Cidadania entende que a política precisa ter participação da população em seus projetos. Tem que dialogar, compreender as pessoas. Sem isso, você não atinge o objetivo e ainda distancia você da população. Acho que foi muito importante (o debate), porém mais importante do que isso é que meus companheiros candidatos pensem nisso, que tenhamos uma troca de ideias sem agressão entre uns e outros. Temos que procurar um processo de compreensão e diálogo, procurando conviver com as diferenças. Também quero parabenizar o Sistema Santa Cecília de Comunicação, que está fazendo um trabalho fundamental promovendo os debates nessas eleições.

noticia202010161116386.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Antonio Carlos Banha (MDB)   
Foi um debate muito importante para a terra da liberdade e da caridade, que é a mola propulsora e escoa toda a economia do nosso país, sendo responsável por 33% do PIB brasileiro. Conseguimos reunir várias pessoas, claro que muitas são as ideias, mas acredito que o debate respeitou a liberdade, a diferença entre as pessoas. Como diz um sábio, somente com união, participação e harmonia que nós chegaremos ao progresso.

noticia202010161343651.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Moyses Fernandes (Partido Verde)   
O debate hoje foi realmente incrível, colocar 16 pessoas falando de propostas é um grande exemplo que o Sistema Santa Cecília deu para a Cidade. Por conta disso que tudo que a cidade está vivendo, vamos tirar dessa situação algo que possa ser construído. O Santa Cecília fez isso, construindo, dando oportunidade para todos para que a gente possa colocar a Cidade onde ela merece.

 noticia20201016193272.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Carlos Paz (Avante)   
Nesse momento é importante falar com as pessoas, estamos em uma eleição de internet. Nesse debate vi que todos tinham as mesmas preocupações, falaram sobre os mesmos assuntos, mas com visões diferentes. Aqui ninguém é inimigo, mas para construir uma Cidade temos que ter harmonia. O eleitor tem que analisar quem é o candidato mais competente. Sou nascido em Santos, vim pela primeira vez com uma candidatura para a Prefeitura de Santos. Tenho certeza que eu e o meu grupo estamos preparados para administrar essa Cidade, sem divergências, valorizando o orçamento de uma forma social.

noticia202010162113655.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Vicente Cascione (PROS)   
Primeiro quero dizer que talvez nenhuma grande rede de TV, das chamadas grandes, teria condições de fazer um debate como vocês fizeram. Parabéns Santa Cecília, vocês montaram todo esse cenário espetacular em que nós atuamos. É algo que está à altura ou acima do que as grandes redes fizeram. Com 16 candidatos, evidentemente o debate não é completo. Ficaríamos horas e horas aqui falando e ninguém teria condições de aguentar tanto tempo de debate. A Santa Cecília TV fez um milagre, mas por isso não é de se estranhar que essa universidade está sempre a frente, aqui tudo pode acontecer. Quero prestar uma homenagem também a professora Emília Pirilo, nesse Dia do Professor. Quanto ao debate em si, eu sou um dos mais antigos, o Bayard e eu, e com a nossa experiência adquirida principalmente no Congresso Nacional, isso nos deu a calma e a tranquilidade necessária para mantermos o equilíbrio. Sabemos que sempre terá o demagogo, aquele que fala da boca para fora, aquele que faz o discurso de campanha. Eu com a minha franqueza estou dizendo isso, respeito a todos e todos me respeitam. Eu falo aquilo que sinto e penso, com a minha experiência. Agora cabe ao povo fazer o seu julgamento.

noticia202010162515755.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal   

Bayard Umbuzeiro Filho (PTB)   
Eu sou decano de todos os candidatos e posso dizer que vejo uma proeza fantástica no que a Santa Cecília TV fez. Foi um debate interessante, que vai levar a população a raciocinar bastante antes de declarar o seu voto. Nesse debate, vi que o que muda são algumas ideias e métodos para chegar naquilo que se quer. Tenho 66 anos de trabalho, essa experiência que tenho na vida privada quero colocar à disposição da Cidade onde nasci, que adoro, onde conquistei meus bens. Tudo que eu adoro está aqui. Gostaria de pedir a todos os telespectadores que nos acompanhem nas redes sociais e procurem nos conhecer, essa é uma boa experiência.

noticia202010162755635.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Delegado Romano (DC)   
Foi um exercício democrático e graças a Família Teixeira isso tudo aconteceu. Dou parabéns pela iniciativa. Sobre o debate, temos que analisar a sinceridade de cada candidato e creio que isso deve ter ficado claro para o público, para cada cidadão de Santos.

noticia202010163536199.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal    

Douglas Martins (PT)   
Faço um balanço positivo primeiro pelo esforço de reunir 16 candidatos e a Santa Cecília mostrou que isso e possível. Entretanto, a questão mais importante é a que se oferece a maior oportunidade para que as pessoas decidam o futuro da Cidade. Não vejo problema na divergência de ideias aqui e acho que o Sistema Santa Cecília demonstrou que é possível fazer o debate e isso fica para os outros meios de comunicação registrar aqui a contribuição de vocês para a nossa eleição.

noticia202010163828311.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

Guilherme Prado (PSOL)   
A gente do PSOL tem falado que é preciso socializar os meios de governar, combatemos isso com a cidadania, por isso é muito necessário o debate nesse momento. Que bom que a Santa Cecília TV não precisou da lei para realizar o debate, que é muito necessário para o processo de cidadania. Parabenizo pela iniciativa.

noticia202010164214598.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal


Veja mais imagens do debate:

noticia20201016105232.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

noticia202010161217981.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

noticia202010161410537.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

noticia20201016720858.jpg
Foto: Milena Estela/#Santaportal

noticia20201016637556.jpg
Foto: Milena Estela/#Santaportal

noticia202010164342388.jpg
Foto: Manoela Lopes/Santa Cecília TV

noticia202010161852867.jpg
Foto: Manoela Lopes/Santa Cecília TV

noticia20201016160533.jpg
Foto: Isabela Marangoni/#Santaportal

noticia202010164416991.jpg
Foto: Manoela Lopes/Santa Cecília TV

noticia202010162020736.jpg
Foto: Manoela Lopes/Santa Cecília TV  

* Isabela Marangoni colaborou sob supervisão de Rodrigo Martins