Pesquisa que definirá retorno de aulas presenciais em Santos é concluídaDivulgação

EDUCAÇÃO - Foi concluída neste sábado (19) a consulta feita pela Prefeitura de Santos com os pais ou responsáveis, alunos, professores e demais profissionais da educação sobre o retorno das aulas presenciais no Município. A expectativa é de que o resultado seja divulgado pela Secretaria de Educação nos próximos dias.

Dessa vez, as redes estadual e privada também foram ouvidas. O objetivo é que a partir do resultado do levantamento, o Município defina se as aulas presenciais serão retomadas ainda neste ano.

No Município, caso ocorra este ano, a volta às aulas deverá ocorrer em esquema de rodízio de alunos. Em um primeiro momento, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. O restante assistirá aulas de forma remota. Na segunda fase, até 70% e, na terceira, 100%.

Na última sexta-feira (18), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo estão mantidas para o próximo dia 7 de outubro. No entanto, apenas os alunos do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) retornarão às escolas, nesta primeira etapa de abertura. Para os estudantes do Ensino Fundamental, o retorno só deverá ocorrer em 3 de novembro.

Segundo Doria, a volta do ensino médio e do EJA acontece antes porque "essas etapas são mais afetadas pela evasão escolar".

Para a reabertura, a escola precisa estar em uma região do Estado que tenha permanecido na fase amarela do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias. Também é necessário que as escolas apresentem planos de retorno, que deverão ser aprovados pela Secretaria de Educação do Estado.