Santos: Blitz Covid-19 tem um caso de coronavírus a cada 13 testados neste sábadoDivulgação/Prefeitura de Santos
SANTOS - Um total de 6.533 pessoas realizaram neste sábado (4) o teste rápido no primeiro dia da Blitz Covid-19 na Região Central e Área Continental. Entre elas, 489 (7,4%) tiveram resultados positivos com anticorpos IgM (fase aguda da infecção), sendo orientadas por telefone pelos técnicos da Vigilância em Saúde sobre os primeiros procedimentos a serem adotados e as medidas de isolamento.  Ou seja, uma em cada 13 pessoas testadas já possui anticorpos do vírus.

A ação continua neste domingo (5), das 8h às 14h. “As pessoas sintomáticas, aquelas com sintomas da doença como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e do paladar, podem procurar um dos sete pontos para realizar a testagem de forma rápida”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.

Cerca de 400 servidores municipais serão mobilizados para ação. As pessoas que procuram os postos passam por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, são submetidas ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. Ele indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

O resultado é informado por meio do telefone cadastrado. Todos os munícipes testados receberão kit de higiene, preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, e as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social orientam a população sobre os serviços socioassistenciais. Ainda é realizada a desinfecção das vias e ruas do entorno dos pontos de testagem.

Confira os pontos de testagem (dias 4 e 5 de julho – 8h às 14h)
- Estação do Valongo – Largo Marquês de Monte Alegre, 2.

- Mercado Municipal - Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova.

- Unifesp - Rua Silva Jardim, 136, Vila Nova.

- Câmara Municipal - Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Centro.

- UME Judoca Ricardo Sampaio - Av. Xavantes, 875, Caruara.

- Praça do Escola Total do Monte Cabrão - ao lado da Policlínica (Rua Principal s/nº).

- Policlínica da Ilha Diana.

noticia2020745849472.jpg
Divulgação/Prefeitura de Santos

noticia2020745921917.jpg
Divulgação/Prefeitura de Santos