Prefeitura entrega plano de fiscalização de veículos e Ponte dos Barreiros pode reabrir nesta semanaReprodução
SÃO VICENTE - A Prefeitura de São Vicente apresentou hoje um plano de fiscalização permanente de veículos na Ponte dos Barreiros. Era o que a Justiça necessitava para decidir pela abertura ou não do equipamento, fechado desde 30 de novembro do ano passado por colapso estrutural. "A resposta deve vir na quarta ou na quinta. Acredito que abrirá nesta semana", afirma o prefeito Pedro Gouvêa, em entrevista para o #Santaportal.

Confirmando-se a liberação, ela seria para veículos leves (motos, carros de passeio, utilitários, SUV's, camionetes e micro-ônibus). Ônibus e caminhões serão bloqueados para o acesso, como aparece na decisão do juiz Fábio Francisco Taborda, da Vara da Fazenda Pública de São Vicente, citando o laudo do IPT, anexado aos autos do processo. Há concordância com o parecer da empresa PHD Engenharia, responsável pela obra emergencial de reparo das 52 estacas da Ponte dos Barreiros.

"A ponte está apta a receber o tráfego de veículos de até 2 eixos, com peso bruto total (PBT: massa do veículo + carga) de até 8 t por eixo e com velocidade limite de 40 km/h, em toda sua extensão de 623m, nas duas faixas de tráfego, nos 2 sentidos. Ressalvou, todavia, a entidade (o IPT), que o tráfego restrito e controlado dos veículos acima especificados (motos, carros de passeio, utilitários, SUV's, camionetes e micro-ônibus) deve ser autorizado por, no máximo, mais 12 meses, até que sejam iniciadas as obras de recuperação integral da ponte", diz outro trecho da decisão.