No primeiro dia de testes drive thru na Arena Santos, mais de 100 resultados positivosAnderson Bianchi/Prefeitura Municipal de Santos
CORONAVÍRUS - O Centro de Testagem da Covid-19 instalado na Arena Santos, na Vila Mathias, apresentou 117 resultados positivos para a Covid-19 hoje, que foi o primeiro dia de atividade, das 8 às 14 horas. Foram realizados 2.066 testes rápidos gratuitos para pessoas que tenham sintomas em sistema drive thru. A realização dos exames acontecerá até quarta-feira (3).

Todas as 117 pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, explica que o aumento no índice de positivos, em relação às semanas anteriores, é esperado, uma vez que a testagem em massa mostra o avanço da covid-19 no município por meio de testes rápidos, que indicam a presença de anticorpos para o novo coronavírus, seja na fase aguda da doença ou após o seu término.

“Esse resultado nos mostra que, embora o número de infectados aumente, estamos conseguindo atender a todos na rede de saúde instalada no município, sem dificuldades. Os próximos dias de testagem serão importantes para nos mostrar se essa tendência se mantém. Aprimoramos nosso fluxo e nossa equipe está mais coesa, o que nos permite esse número expressivo de testagens em um único dia”, analisa, lembrando ainda que, desde o início da pandemia, Santos já realizou mais de 20 mil testagens na rede pública municipal – entre testes rápidos e RT-PCR.

Pela manhã, houve fila de quase um quilometro. Ela alcançava o cruzamento da Avenida Senador Feijó com a Rua João Eboli, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

Dez mil kits de testes rápidos, adquiridos pela Prefeitura, estarão à disposição nestes cinco dias. O serviço está disponível apenas para moradores de Santos, que devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

A testagem em massa de moradores sintomáticos é uma das estratégias adotadas pelo Município para melhor entender a extensão da epidemia.

Durante o período em que esteve no estacionamento do Mendes Convention Center, o drive thru realizou 15,4 mil testes rápidos, com 320 resultados positivos.

“Santos já detém números comparáveis aos principais centros mundiais onde foram realizadas testagens com alta performance. O grande volume de testagem se consolidou em nossa Cidade, que se tornou referência neste aspecto”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

Funcionamento
Logo ao chegar ao local, o munícipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.

Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue do dedo. Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.

Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, que tem efeito confirmatório do diagnóstico. Dois mil kits de RT-PCR estão reservados para a ação. Após cerca de três dias úteis, o resultado é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

O Centro de Testagem da Covid-19 envolve a participação direta de 61 servidores da Prefeitura, além de apoio do Samu, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Também tem apoio da iniciativa privada, por meio das empresas T-Grão Cargo, Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior, Econtainers e Neto Locações.