02/05/2025

Trump afirma que renomeará aniversários do fim das guerras mundiais

Por Folha Press em 02/05/2025 às 11:05

Reprodução/Casa Branca/The White House
Reprodução/Casa Branca/The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (1º) que mudará o nome os aniversários do fim de ambas as guerras mundiais para “Dia da Vitória”. O anúncio foi feito na conta do republicano no Truth Social, mas a Casa Branca ainda não emitiu um decreto oficial com a decisão.

“Muitos dos nossos aliados e amigos celebram o dia 8 de maio como o Dia da Vitória, mas nós fizemos mais do que qualquer outro país, de longe, para produzir um resultado vitorioso na Segunda Guerra Mundial. Estou, por meio deste, renomeando o dia 8 de maio como Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial e o dia 11 de novembro como Dia da Vitória da Primeira Guerra Mundial”, escreveu o republicano no Truth Social.

O dia 8 de maio, que marca a rendição incondicional da Alemanha para os Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial, é amplamente comemorado na Europa Ocidental, enquanto a Rússia o celebra um dia depois, mas não é feriado nos EUA. Já o dia 11 de novembro, fim da Primeira Guerra Mundial, é conhecido como “Dia dos Veteranos”, em homenagem aos ex-combatentes americanos.

“Vencemos ambas as guerras, ninguém chegou perto de nós em termos de força, bravura ou brilhantismo militar, mas nunca celebramos nada – isso porque não temos mais líderes que saibam como fazê-lo! Vamos começar a celebrar nossas vitórias novamente!”, disse Trump.

Desde o início de seu segundo mandato, em janeiro, o republicano expediu vários decretos para rebatizar alguns elementos da vida pública americana. Entre eles, o “Dia dos Povos Indígenas”, que passou a se chamar “Dia de Colombo”, e o Golfo do México, que foi alterado para “Golfo da América”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.