Trégua unilateral declarada pela Rússia entra em vigor
Por Ansa Brasil em 06/01/2023 às 08:37
Entrou em vigor às 6h (horário de Brasília) desta sexta-feira (6) a trégua unilateral declarada pela Rússia por conta do Natal ortodoxo, celebrado em 7 de janeiro.
O cessar-fogo de 36 horas vai durar até as 18h (também no horário de Brasília) de sábado (7), mas é visto pela Ucrânia como uma forma de o regime de Vladimir Putin ganhar tempo para reorganizar suas forças.
“As autoridades russas querem usar o Natal como cobertura para conter o avanço de nossos rapazes no Donbass, ainda que só por um pouco, e levar equipamentos e munições mais perto de nossas posições”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em vídeo.
“Todos no mundo sabem como o Kremlin usa as pausas na guerra para continuá-la com vigor renovado”, acrescentou. Já o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a trégua de Putin é uma medida “cínica” para “ganhar um pouco de oxigênio”.
Por sua vez, o centro de estudos americanos Institute for the Study of War (ISW), de Washington, acredita que o cessar-fogo é uma tática de Putin para poder culpar a Ucrânia por possíveis violações e acusá-la de não querer a paz.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, já deu uma declaração nesse sentido nesta sexta, dizendo que Kiev recusou “uma mão de piedade cristã estendida” por Moscou.