Itamaraty já transmitiu desagrado a embaixadora por racismo a Vini Jr

Por Juliana Braga/Folha Press em 22/05/2023 às 16:00

Reprodução/Twitter Real Madrid
Reprodução/Twitter Real Madrid

A secretária no Itamaraty para Europa e Estados Unidos, Maria Luísa Escorel, conversou por telefone nesta segunda-feira (22) com a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacio, para transmitir o desagrado do governo brasileiro aos episódios de racismo sofridos pelo jogador de futebol Vinícius Júnior.

A embaixadora não estava em Brasília, por isso não houve a convocação, forma de protesto utilizado na diplomacia.

Mas, por telefone, Escorel manifestou a insatisfação com os reiterados ataques racistas ao jogador e a expectativa do Brasil de que medidas sejam tomadas.

O atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, foi expulso neste domingo (21) depois de confusão iniciada por insultos racistas proferidos contra ele por torcedores do Valencia.

Imagens mostram o momento em que o jogador da seleção brasileira encara torcedores da equipe mandante próximos à linha de fundo. A situação provocou uma aglomeração entre atletas dos dois times e a partida foi interrompida por alguns instantes. Apenas o brasileiro foi expulso, com interferência do VAR (árbitro assistente de vídeo).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade ao jogador brasileiro em entrevista coletiva no Japão e cobrou medidas do governo espanhol.

“A Fifa, a Liga Espanhola, têm que tomar sérias providências, não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem os estádios de futebol”, disse Lula antes do início de entrevista coletiva ao final da cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.