Coreia do Norte dispara projéteis no Mar do Japão
Por ANSA em 02/03/2020 às 15:18
MUNDO – A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (2) dois projéteis em direção ao Mar do Japão, no primeiro teste de armamentos feito pelo regime de Kim Jong-un desde 28 de novembro de 2019.
A informação foi revelada pelo Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, que disse que o lançamento ocorreu perto da cidade portuária de Wonsan. “Nossos militares estão acompanhando a situação e prontos para responder a novos lançamentos”, diz uma nota oficial.
Os projéteis, segundo a Coreia do Sul, percorreram uma distância de 240 quilômetros, com altitude máxima de 35 quilômetros. O último teste de Pyongyang havia sido em 28 de novembro, quando foi acionado um lançador múltiplo de foguetes de grandes dimensões.
Em 1º de janeiro de 2020, Kim também anunciou o fim da moratória em testes de armas nucleares e mísseis balísticos, o que pode reabrir a espiral de tensão com os Estados Unidos.
Ele havia dado prazo até 31 de dezembro para Washington apresentar uma nova abordagem nas tratativas. Os testes nucleares e balísticos estavam suspensos por conta das negociações com os EUA para desnuclearizar a península, mas as conversas estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral em Hanói, no Vietnã.
O último teste de míssil balístico na Coreia do Norte ocorreu em novembro de 2017, com um projétil intercontinental capaz de chegar ao território americano. Desde então, o regime de Pyongyang lançou apenas armas de curto alcance.