08/12/2018

'Coletes amarelos' voltam às ruas em dia de Paris deserta

Por ANSA em 08/12/2018 às 11:42

FRANÇA – Uma cidade deserta, blindada, sem carros, com lojas fechadas e vitrinas protegidas por ferro e madeira. Esse é o panorama de Paris neste sábado (8), quando acontece o quarto protesto dos “coletes amarelos” contra as políticas econômicas do presidente Emmanuel Macron.

Nascido há cerca de um mês por causa da alta dos preços dos combustíveis, especialmente do diesel, o movimento é caracterizado pelo colete fluorescente que é item de segurança obrigatório em todos os automóveis do país.

Os cidadãos atenderam aos apelos das autoridades e evitaram sair às ruas, onde algumas milhares de pessoas se concentram para protestar contra o governo. O coração da manifestação é o Arco do Triunfo, na Avenida Champs-Élysées, já palco de confrontos nos últimos fins de semana.

Até o momento, a polícia já fichou 514 pessoas no protesto e deteve 272, segundo o ministro do Interior Édouard Philippe. Já a porta-voz das forças de segurança, Camille Chaize, disse que foram apreendidas armas, coquetéis molotov e barras de ferro.

O Ministério do Interior diz que os protestos reuniram 31 mil pessoas em toda a França, sendo 8 mil em Paris.

Confusões
Em uma rua adjacente à Champs-Élysées, a polícia lançou gás lacrimogêneo para dispersar uma multidão que tentava cruzar uma barreira que impede o acesso aos arredores do Palácio do Eliseu, sede da Presidência. Os manifestantes também saquearam uma loja de roupas na região e montaram barricadas.

Um grupo de “coletes amarelos” tentou bloquear o anel viário que circunda Paris, perto da Porta Maillot, mas foi desmobilizado pela polícia. No mesmo local, manifestantes se ajoelharam para relembrar o episódio de dois dias atrás, quando estudantes foram obrigados pelas forças de segurança a ficar de joelhos em Mantes-la-Jolie.

Manifestantes também bloquearam uma estrada que liga a França à Itália, perto de Villefranche-sur-Saône. O movimento também realiza protestos na Bélgica, especialmente na capital Bruxelas, onde algumas centenas de “coletes amarelos” marcham pelo centro.

Nos últimos dias, as autoridades francesas fizeram diversos apelos para as pessoas não saírem às ruas de Paris neste sábado, e uma fonte do Palácio do Eliseu chegou a falar em “tentativa de golpe de Estado”. A cidade está com diversos museus fechados, assim como seu principal monumento, a Torre Eiffel.

O presidente Macron é aprovado por apenas 21% do eleitorado, recorde negativo para esse período do mandato. Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (7) revelou também que 68% dos franceses apoiam os “coletes amarelos”, apesar dos episódios de violência.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.