19/02/2025

Ano novo chinês: confira como a celebração funciona

Por Maria Clara Pasqualeto em 19/02/2025 às 06:00

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O ano novo chinês, conhecido originalmente como 春节 (em mandarim, “chunjie”, significa “festival da primavera”), é uma das comemorações mais importantes da cultura chinesa, originada por volta de 2.600AC. A festividade é ligada amplamente ao calendário lunar: a celebração começa no período de lua nova, que foi iniciado em 29 de janeiro, e se estende até a lua cheia, que durará até hoje (19).

Histórias populares

De acordo com o professor de mandarim, Artur Rodrigues, o ano novo chinês envolve diversas tradições e lendas antigas. Uma delas é o rumor de uma suposta “besta”, que perseguia moradores.

“Uma das histórias mais populares sobre o Ano Novo Chinês é a lenda da besta Nian 年 (em mandarim, “nian”, significa “ano”). Dizem que, há muito tempo, Nian era uma criatura feroz que vivia nas montanhas e descia às aldeias no final de cada ano para atacar as pessoas e devorar plantações e animais. Os aldeões viviam com medo, até que um dia descobriram que a criatura temia ruídos altos, a cor vermelha e luzes brilhantes”, explica.

“A partir de então, começaram a pendurar lanternas vermelhas, soltar fogos de artifício e fazer barulho com tambores e gongos para espantar a fera. Esse costume se manteve até os dias de hoje, simbolizando a chegada do novo ano com festividades alegres e vibrantes”, completa.

Outra história que o professor destaca é chamada A Corrida dos Doze Animais do Imperador de Jade. “É uma lenda do Zodíaco Chinês. Conta-se que o Imperador de Jade organizou uma corrida entre os animais para definir a ordem do calendário. Os doze primeiros que cruzassem o rio seriam escolhidos como representantes dos anos”, comenta.

“O Rato, esperto, pediu carona no dorso do Boi e, ao se aproximar da linha de chegada, pulou na frente, conquistando o primeiro lugar. O Tigre, forte, veio em seguida, seguido pelo Coelho, que atravessou o rio pulando sobre pedras. O Dragão, mesmo sendo rápido, ficou para trás porque parou para ajudar um vilarejo com sua chuva. Depois vieram a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e, por último, o Porco. Desde então, cada ano é regido por um desses animais, influenciando a personalidade das pessoas nascidas sob seu signo”, conclui Rodrigues.

2025, o ano da serpente

O ano de 2025 se inicia com o signo chinês da serpente, em 29 de janeiro, e irá durar até 16 de fevereiro de 2026. Assim como o famoso zodíaco, a China tem sua própria astrologia, com diferentes significados.

Confira abaixo a influência do signo serpente no ano de 2025

Segundo Rodrigues, o signo chinês tem influência no decorrer do ano, significando estratégia, renovação e agilidade mental.

“O Ano Novo Chinês de 2025 começará no dia 29 de janeiro e será regido pela Cobra de Madeira 木蛇 (em mandarim, “mu she”, significa “cobra de madeira). No horóscopo chinês, a Cobra é um símbolo de inteligência, mistério e estratégia. Quando combinada com o elemento Madeira, que representa crescimento e criatividade, esse ano promete ser um período de transformação e renovação. Será um ano favorável para aqueles que buscam mudanças e estão dispostos a se adaptar a novas situações com astúcia e planejamento.

O docente, também, menciona que a celebração do ano novo chinês é muito mais do que um recomeço: “é uma prática milenar, que envolve sabedoria anciã e boas energias”.

“Ao celebrar o ano novo chinês, não estamos apenas comemorando a chegada de um novo ciclo, mas também mantendo viva uma tradição milenar cheia de simbolismo e sabedoria. Seja com grandes festas, reuniões familiares ou apenas refletindo sobre os ensinamentos do passado, o importante é receber o novo ano com boas energias e esperança para o futuro”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.