Prioridade de Mongaguá em 2022 é na área da saúde, diz prefeito
Por Santa Portal em 10/01/2022 às 14:36
O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, declarou que, para 2022, o principal objetivo é seguir com o planejamento pré-estabelecido no ano anterior. “Somos uma cidade com o orçamento pequeno. E assim como em 2021, vejo que neste ano passaremos algumas dificuldades, especialmente por conta do aumento de casos de covid-19. Por mais que haja uma programação, precisamos priorizar sempre a vida e a saúde”, disse em entrevista ao Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV.
No entanto, o político ressalta que há projetos de pavimentações de vias e drenagens, assim como reformulação da região central, orla da praia. “Muitas coisas estão no nosso cronograma. Mas sempre lembrando que estamos atentos às necessidades e usaremos a criatividade para suprir as demandas e viver cada momento da melhor maneira”, falou.
Na área da saúde, Mongaguá está lindando com casos de coronavírus e influeza. De acordo com Márcio Cabeça, em dias “comuns”, 500 pessoas são atendidas diariamente nas unidades de saúde. Atualmente, é feito o atendimento de mil pessoas todos os dias.
“O PS Infantil está com uma lotação fora do normal, até porque uma referência para região. Gostaria de agradecer, inclusive, a todos os profissionais de saúde que saíram de uma fase difícil e já começam 2022 nessa turbulência. Estamos fazendo o que podemos para atender a população e turistas”, declarou.
Vacinação e eventos sociais
Apesar da alta de casos de covid-19, os sintomas são mais brandos, principalmente por conta da vacina. A taxa de imunização atingiu o esperado, graças a um esforço da equipe de vigilância. Segundo ele, em primeiro momento, houve sentimento de resistência para a terceira dose. Porém as campanhas foram eficientes para atingir o público necessário.
O Carnaval, embora muito esperado, não será comemorado no município mesmo diante de um cenário otimista. “Pensamos muito em responsabilidade. Então cancelamos a queima de fogos, os shows de verão e priorizamos eventos com menor número de pessoas e artistas local, prejudicados pela pandemia. Levando isso em consideração, o Carnaval está cancelado. Não podemos arriscar. Estamos vivendo o momento, mas hoje, é inviável qualquer evento que traga aglomeração”, pontuou.
Na área da saúde, Mongaguá pretende avançar com diálogo sobre a maternidade
Márcio Cabeça demonstrou, durante entrevista, o desejo de avançar com o diálogo com o Governo do Estado de São Paulo quanto a maternidade de Mongaguá. “É nossa maior proposta desde o início. Quero fazer de uma forma responsável e cobrando para que obtenhamos os investimentos necessários para abrir a maternidade. Temos médicos e estrutura, mas não UTI neonatal e demais equipamentos para fazer, inclusive, uma cesária. Não temos a estrutura para partos difíceis.
Assista a entrevista completa com o prefeito de Mongaguá