Rebelião é impedida por agentes na penitenciária de Mongaguá
Por Santa Portal em 26/07/2023 às 06:00
Os agentes do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá conseguiram evitar, na manhã de terça-feira (25), uma rebelião dos detentos. Além disso, a ação dos policiais também impediu a entrada de produtos ilícitos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), um dos detentos tentou escalar o alambrado, mas foi visto por um agente, que acionou o alarme. Houve tumulto e, logo depois, suspeitos não identificados arremessaram pacotes por cima do muro.
Os agentes foram recolher os pacotes quando vários detentos partiram para cima dos guardas, atirando pedras. Alguns internos conseguiram pular o alambrado para chegar até os pacotes, dando início à rebelião no pavilhão da CPP.
Diversas viaturas foram atingidas pelas pedras que os detentos atiraram, danificando vidros e amassando os carros. A Polícia Militar foi acionada e precisou usar a força para conter os rebeldes. Disparos de balas de borracha foram utilizados para conter e manter os detentos no pavilhão.
Após breve negociação, todos os detentos voltaram para as celas e os pacotes foram apreendidos. Posteriorment, foram realizadas buscas nas proximidades do presídio, mas nenhum suspeito foi encontrado. A perícia foi acionada para o local e o caso registrado no 2° DP de Mongaguá.