Queimada ilegal quase atinge casa de idosa em Mongaguá e mobiliza Defesa Civil
Por Santa Portal em 15/05/2026 às 10:00
Um incêndio em um quintal no bairro Jardim Praia Grande, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, mobilizou equipes da Defesa Civil no fim da tarde de quarta-feira (13). O fogo, iniciado durante a limpeza de um terreno, chegou próximo a uma residência e colocou em risco uma moradora idosa que estava dentro do imóvel.
Segundo a Prefeitura de Mongaguá, a equipe foi acionada pelo telefone de emergência 199 após um prestador de serviços contratado para limpar o quintal cortar o mato, acumular os resíduos e atear fogo no local, próximo à casa.
A proprietária do imóvel estava em um dos quartos assistindo televisão e não percebeu o avanço das chamas. Os agentes da Defesa Civil conseguiram controlar o incêndio antes que o fogo atingisse a estrutura da residência.
Após a ocorrência, os profissionais realizaram orientações técnicas aos envolvidos e encaminharam o caso à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para registro e acompanhamento.
A Prefeitura reforçou que queimadas para limpeza de terrenos em áreas urbanas são proibidas pela legislação municipal e podem gerar sanções, conforme a Lei Municipal nº 3.393, de 9 de setembro de 2025. De acordo com o gestor da Defesa Civil de Mongaguá, Francisco Henrique de Camargo Querino, o período de baixa umidade aumenta o risco de propagação do fogo.
“O fogo em áreas urbanas foge do controle em poucos minutos e, neste caso, se as equipes não chegassem a tempo, as chamas poderiam ter causado uma tragédia, colocando a vida da moradora em risco dentro do próprio imóvel”, afirmou.