Queimada ilegal quase atinge casa de idosa em Mongaguá e mobiliza Defesa Civil

Por Santa Portal em 15/05/2026 às 10:00

Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá

Um incêndio em um quintal no bairro Jardim Praia Grande, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, mobilizou equipes da Defesa Civil no fim da tarde de quarta-feira (13). O fogo, iniciado durante a limpeza de um terreno, chegou próximo a uma residência e colocou em risco uma moradora idosa que estava dentro do imóvel.

Segundo a Prefeitura de Mongaguá, a equipe foi acionada pelo telefone de emergência 199 após um prestador de serviços contratado para limpar o quintal cortar o mato, acumular os resíduos e atear fogo no local, próximo à casa.

A proprietária do imóvel estava em um dos quartos assistindo televisão e não percebeu o avanço das chamas. Os agentes da Defesa Civil conseguiram controlar o incêndio antes que o fogo atingisse a estrutura da residência.

Após a ocorrência, os profissionais realizaram orientações técnicas aos envolvidos e encaminharam o caso à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para registro e acompanhamento.

A Prefeitura reforçou que queimadas para limpeza de terrenos em áreas urbanas são proibidas pela legislação municipal e podem gerar sanções, conforme a Lei Municipal nº 3.393, de 9 de setembro de 2025. De acordo com o gestor da Defesa Civil de Mongaguá, Francisco Henrique de Camargo Querino, o período de baixa umidade aumenta o risco de propagação do fogo.

“O fogo em áreas urbanas foge do controle em poucos minutos e, neste caso, se as equipes não chegassem a tempo, as chamas poderiam ter causado uma tragédia, colocando a vida da moradora em risco dentro do próprio imóvel”, afirmou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.