Nova empresa assume transporte público em Mongaguá; novos veículos terão ar-condicionado e Wi-Fi
Por Santa Portal em 09/12/2025 às 15:00
Uma nova empresa assumiu, nesta segunda-feira (8), o transporte público coletivo em Mongaguá, no litoral de São Paulo. A Translocave será a responsável pela circulação dos veículos. A nova frota terá ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade.
Segundo a Administração Municipal, essa melhoria significativa no serviço ocorre a custo zero para a Prefeitura, pois a mudança se deu pela transferência da concessão do contrato vigente, sem necessidade de contrato emergencial. A tarifa permanece inalterada, mantida em R$ 4,30 até o próximo reajuste previsto para outubro de 2026, e os créditos dos cartões antigos continuarão válidos normalmente.
Para celebrar a chegada da nova frota, composta por ônibus e vans, e os benefícios trazidos à população, os veículos foram apresentados oficialmente aos munícipes no domingo (7), aniversário da Cidade, em evento realizado na Praça Dudu Samba. A solenidade contou com a presença da prefeita Cristina Wiazowski, do secretário de Governo Paulinho Wiazowski e do vice-prefeito Júlio da Imobiliária, que participaram do anúncio e destacaram o compromisso da administração com a melhoria dos serviços municipais.
“Estamos vivendo um novo tempo, um tempo de transformações. Quero destacar este ato de anúncio da nova frota, todos os ônibus novos, 0 km, para mais conforto e segurança da nossa população. A população pediu e nós continuamos trabalhando para um transporte público de qualidade”, afirmou a prefeita Cristina Wiazowski.
A transição contratual foi formalizada com a publicação do termo aditivo do Contrato 026/2019, que transfere a concessão da Ação Transporte para a Translocave Ltda., no Diário Oficial Eletrônico em 02/12. A operação já foi comunicada ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Todos os funcionários da antiga operadora foram absorvidos e agora estão sob a responsabilidade da nova empresa, que se compromete a assegurar todos os direitos trabalhistas e previdenciários, além de cumprir integralmente a Convenção Coletiva de Trabalho.
A Translocave informou ainda que os itinerários do transporte coletivo serão revisados e aprimorados o mais rápido possível, atendendo a mais um pedido da população.