Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Mongaguá
Por #Santaportal em 11/08/2015 às 10:55
Atualizado às 11h50
MONGAGUÁ – Os motoristas e cobradores de ônibus paralisaram as atividades na manhã de terça-feira (11) em Mongaguá. No final da manhã, a administração municipal disse, em nota, que vai notificar oficialmente e tomar as medidas cabíveis contra a Viação Beira Mar caso o serviço não seja normalizado.
Os moradores estão sem os serviços dos 15 veículos em circulação na cidade, e os funcionários da empresa prometem o retorno ao trabalho somente quando os salários forem pagos.Com a greve, os usuários de Mongaguá contaram com os 14 veículos do transporte alternativo que rodaram sem rodízio durante todo o dia.
O prefeito da cidadeArturParada Prócidaapoia os movimentos trabalhistas, mas pondera que algumas normas devem ser seguidas. “O movimento de greve é democrático, mas os trâmites legais devem ser respeitados. A paralisação deveria ser comunicada com 72 horas de antecedência aos usuários e isso não ocorreu. A Prefeitura não tem nenhum débito com a empresa. Nossa população não pode ser castigada por um problema interno da Beira Mar”, defende o prefeito.
A reividicação acontece porque a empresa responsável pelo transporte público no município não pagou o salário no valor combinado, após o acerto de um reajuste de 8,5% em maio deste ano. Uma assembleia deve ser realizada às 14 horas de terça (11).
A empresa admite a falta de pagamento, porém alega não ter sido informada da greve. Já a prefeitura alega que tem feito os repasses de verba para a empresa, e apura o motivo da paralisação.
Os grevistas não cumpriram nem o mínimo de atendimento de serviços essenciais e nenhum ônibus saiu da garagem, sendo que, em horário de pico, deveriam manter 80% dos serviços e, no período normal, 50% dos veículos deveriam estar nas ruas.