Mongaguá cancela show de fogos no Réveillon em respeito a pessoas autistas e animais
Por Santa Portal em 18/12/2024 às 05:00
A tradicional queima de fogos no Réveillon, que atrai milhares de turistas para as cidades da Baixada Santista, não ocorrerá este ano em Mongaguá. A Prefeitura informou ao Santa Portal nesta terça-feira (17), que o motivo são as preocupações com o bem-estar de pessoas no espectro autista e com os animais.
Segundo a Administração Municipal, a escolha de cancelar o show de fogos de artifício foi motivada pela hipersensibilidade auditiva, característica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os ruídos intensos dos fogos podem causar desconforto extremo e crises, afetando diretamente essas pessoas durante a celebração.
Outro fator considerado foi o impacto nos animais. A Prefeitura ressaltou que os estampidos produzidos pelos fogos podem gerar estresse severo, fugas e até convulsões em cães, gatos e outros animais de estimação.
Réveillon nas outras cidades da Baixada Santista
Apesar de Mongaguá ter cancelado o show pirotécnico, outras cidades da Baixada Santista esperam receber muitos turistas e planejam um grande espetáculo na virada do ano.
Guarujá anunciou nesta terça-feira (17), que fará uma queima de fogos de 20 minutos em três pontos diferentes da cidade. De acordo com a Prefeitura, são esperados 1,5 milhão de pessoas na cidade durante os festejos.
Os fogos poderão ser apreciados em três locais estratégicos do Município: no Mirante da Campina, localizado no Morro da Campina – que divide as praias da Enseada e Pitangueiras; no Mirante das Galhetas, com vista privilegiada para a Praia do Tombo/Bandeira Azul; e na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.
A Prefeitura de Cubatão informou que também aguarda um grande público durante o Réveillon e programou um show de de fogos, no Jardim Casqueiro, com 15 minutos de duração.
O palco estará montado próximo ao Píer e a programação musical será divulgada nos próximos dias. Haverá transmissão pelo YouTube oficial da Prefeitura.
Em São Vicente a Prefeitura anunciou a realização de queima de fogos na virada do ano, tanto para a região Insular quanto para a Área Continental, sem estampido (poluição sonora), zelando pelo bem-estar da população e dos animais.
Com shows de 13 minutos, os espetáculos acontecerão de forma simultânea na Nova Orla do Gonzaguinha e na Lagoa do Quarentenário. A iniciativa busca atrair ainda mais o turismo para São Vicente e entreter o público, concluindo as festividades de fim de ano da melhor forma.
Santos informou que as informações sobre a queima de fogos deste Réveillon serão divulgadas em uma coletiva de imprensa. No entanto a data ainda não foi confirmada pela Prefeitura.