Mais de 60 reeducandos são aprovados no Enem na Baixada Santista e Vale do Ribeira
Por Santa Portal em 27/01/2024 às 13:00
Nas regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira, 64 reeducandos foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Eles cumprem pena em unidades prisionais de São Vicente, Mongaguá e Registro.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ao todo, 1.566 reeducandos custodiados nas unidades prisionais do Estado de São Paulo foram aprovados no exame.
A aprovação ocorre a partir dos seguintes critérios: nota final acima de 450 pontos e não zerar na redação. Essas condições são os critérios mínimos adotados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para a inscrição na disputa por vagas no Ensino Superior.
O Enem PPL, assim como o Enem comum, possibilita a entrada no ensino superior por meio de iniciativas como o Sisu, no qual é possível disputar vagas em universidades públicas, no Prouni, no qual existe a possibilidade de concorrer a bolsas integrais ou parciais em universidades e faculdades particulares, e também por meio do Fies, que oferece o financiamento dos estudos em instituições de Ensino Superior.
A avaliação de desempenho tem a mesma dificuldade da aplicada aos estudantes do ensino regular fora dos presídios.