Ligação entre morro, área rural e praia é o principal desafio para Mongaguá em 2023
Por Santa Portal em 15/12/2022 às 11:31
Em 2022, Mongaguá conseguiu aumentar o número de investimento da Construção Civil na Cidade, porém, de acordo com o prefeito, Márcio Gomes, o principal desafio para 2023 é lutar pela ligação subterrânea que conecta a área rural e o morro com às praias da Cidade. O prefeito deu entrevista ao Bom Dia Cidades desta quinta-feira (15).
O investimento para a ligação entre as diversas áreas da cidade é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de acordo com Márcio Gomes, o pedido vem sendo feito ao governo há algum tempo. “Na cidade temos cachoeiras, rios, área rural e praia tudo muito perto, por isso a importância dessa interligação”.
Pensando no final de ano, durante a temporada de verão é necessário que as cidades da região se preparem para o aumento no número de pessoas. Além da segurança, é preciso pensar em saúde, comércio e até mesmo problemas na distribuição de água, para que o turista e o morador não sejam afetados.
“A dificuldade de regiões como a nossa é você ter uma cidade com 58 mil habitantes (o caso de Mongaguá) e de repente ter 300 mil na cidade. É bem complicado a gente manter essa estrutura. Amanhã (16) temos reunião com a PM para a questão da segurança e com a Sabesp pela preocupação com a falta de água. Na saúde há um aumento de 30% a 40% no número de funcionários”, explica.
A preocupação com a segurança vem sendo prioridade para as cidades da região, já que há alguns dias a Baixada Santista sofreu com saques e arrastões.
Para atrair ainda mais turistas, a prefeitura investiu em eventos para movimentar a quantidade de pessoas na região, assim como o comércio.
Durante a entrevista o prefeito também comentou que existe o planejamento para a criação de mais escolas em tempo integral e com atividades que unem estudo e atividade física. De acordo com o prefeito, até o final do ano será entregue a maior escola de tempo integral do litoral Sul em Mongaguá.
“Vamos inaugurar a maior escola do litoral sul, a escola vai ter balé, judô, caratê, tudo no período integral. Uma escola totalmente diferenciada e moderna”.
Ainda de acordo com ele, novas escolas, desse mesmo modelo, serão projetadas no ano que vem.